Carregando...

W Gestão de Marcas

#gestaodetrafego Publicado em

12 métricas de Google Ads para acompanhar os seus anúncios

Por 4 min. para leitura 732
12 métricas de Google Ads para acompanhar os seus anúncios

Independentemente de qual seja o seu negócio, se você faz anúncios para divulgar os seus produtos e serviços, precisa contar com as métricas de Google Ads para acompanhá-los e identificar se estão trazendo bons retornos.

A escolha dos indicadores mais adequados para a sua publicidade depende dos objetivos definidos inicialmente em sua estratégia de marketing, mas existem diversas opções para serem analisadas. A seguir, você confere 12 das principais delas e pode determinar se o seu investimento está sendo bem empregado. 

Entenda o que são métricas 

As métricas são medidas usadas para avaliar o desempenho de estratégias e campanhas de marketing. Elas ajudam a entender o impacto dos esforços no público-alvo e na receita. Em suma, o uso delas permite tomar decisões informadas sobre onde alocar recursos de forma mais efetiva. 

Conheça quais são as principais métricas de Google Ads 

Existem diversas métricas para serem usadas para diferentes finalidades. Para avaliar as campanhas do Google Ads, as mais recomendadas são: 

1. Taxa de impressão 

A taxa de impressão é o número de vezes que seu anúncio é exibido em uma página da web. É calculada como a divisão entre o número de impressões e o número de cliques no seu anúncio. Em outras palavras, mede a eficácia em atrair o interesse do público-alvo, assim quanto maior for, maior é a visibilidade. 

2. CTR 

CTR significa "taxa de cliques" e é uma métrica comumente usada em publicidade online. É definido como o número de cliques que um anúncio recebe dividido pelo número de vezes que ele foi exibido (ou seja, o número de impressões). Uma CTR alta indica que está perfomando bem com seu público-alvo e provavelmente será eficaz na condução de tráfego e conversões. 

3. CPC 

CPC significa "custo por clique", em português. É o valor pago cada vez que um usuário clica em um de seus anúncios. Por isso, é determinado pela oferta e procura por palavras-chave específicas e pode variar amplamente, dependendo da concorrência e do setor. A otimização é importante para garantir pagar o mínimo possível por cada clique, sem sacrificar a visibilidade e o desempenho do seu anúncio. 

4. CPA 

O CPA (Custo por Aquisição) é definida como o custo total de uma campanha dividido pelo número de conversões (como uma compra ou um formulário preenchido) geradas por ela. O objetivo é determinar quanto você gasta para adquirir cada conversão.

Desse modo, quanto menor o CPA, mais eficiente é sua comunicação. 

5. Taxa de conversão 

Essa taxa mede o número de conversões em relação ao número de cliques em um anúncio, multiplicando o resultado por 100. É importante porque ajuda a determinar o sucesso de uma publicidade e permite que os anunciantes façam ajustes para aumentar sua eficiência. Se tiver elevada, indica que os anúncios atingem o público-alvo e que as pessoas realizam a ação desejada (comprar, se inscrever etc.). 

6. ROI 

ROI, ou retorno sobre o investimento, refere-se ao lucro ou perda feito em um investimento como resultado do desempenho. No contexto do Google Ads, é o lucro ou perda resultante da publicidade na plataforma.  
Para calcular, subtraia o custo de seus gastos com publicidade da receita gerada por elas e, em seguida, divida esse número pelo custo do gasto. O resultado dará a porcentagem, que pode ser usada para determinar a eficácia de sua campanha publicitária. 

7. ROAS 

ROAS significa "Return on Ad Spend" e é usada para medir a eficácia PPC (Pay-Per-Click). É calculado dividindo a receita gerada pelo valor gasto em publicidade. Um valor mais alto indica mais receita em relação à quantia gasta, enquanto um valor mais baixo pode indicar que não há um desempenho tão bom. Com base nisso, os anunciantes podem avaliar a eficácia e tomar decisões sobre como otimizar para obter melhores resultados. 

8. Índice de qualidade 

É uma pontuação de 1 a 10 que o Google atribui a cada anúncio, considerando a relevância e o desempenho em relação a uma determinada palavra-chave. Quanto maior for, mais a campanha é considerada relevante e útil para o usuário, o que resulta em um custo por clique (CPC) mais baixo e uma posição de exibição mais alta nos resultados de pesquisa. 

9. Taxa de rejeição 

É a porcentagem de anúncios que não foram aprovados pelos padrões de política do Google. Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo conteúdo inadequado, violações de direitos autorais, links inseguros e outras questões técnicas. Mantendo uma boa qualidade e seguindo as políticas pode ajudar a minimizar esse indicador. 

10. CAC 

CAC significa "custo de aquisição de clientes". É o custo dos esforços de vendas e marketing necessários para converter um lead em um cliente em potencial. No contexto do Google Ads, o CAC se refere ao custo total de aquisição de um cliente por meio de publicidade na plataforma, como o de criação e gerenciamento dos anúncios. 

11. CPL 

CPL significa "Custo por Lead" e é um modelo de preços onde o anunciante paga por cada lead gerado a partir do anúncio, em vez de pagar por cliques ou impressões. Para calcular, divida o valor total do investimento pelo número de leads conquistados.  

12. CPM 

O CPM (custo por mil impressões) é uma métrica comumente usada para avaliar o custo. Ele representa o preço que você paga por cada mil vezes que seu anúncio é exibido. Pode ser influenciado por vários fatores, como a qualidade da publicidade, a relevância da palavra-chave escolhida, a concorrência do mercado, a segmentação de audiência, entre outros. 

Aprenda como analisar as métricas de Google Ads 

Você pode até querer, mas analisar todas as métricas existentes podem não ser tão eficaz, além de ser uma tarefa difícil. O segredo está em focar naquelas que mais influenciam nos resultados de acordo com os objetivos determinados. Aproveite para usar ferramentas para automatizar esse processo, como o Semrush ou Google Analytics.  

Saiba o que não te contam sobre as métricas 

As métricas ajudam muito a afunilar o trabalho feito no Google ou em outras mídias, seja de forma paga ou orgânica. Embora sejam tão importantes, no final o que manda é a conversão das campanhas. 

Em outras palavras, o resultado é o foco principal de tudo, e elas servem apenas para ajudar nesse processo, não sendo a base para determinar apenas o que está sendo feito, mas como melhorar de forma contínua. 

Monitorar as métricas de Google Ads é mais do que importante para qualquer anunciante que quer obter retorno satisfatório dos seus investimentos e, por consequência, aumento das vendas. Felizmente, você sabe quais são as principais e já pode aplicá-las no seu planejamento! 

Se você já lançou anúncios, ou quer usar o tráfego pago, mas não sabe como, entre em contato conosco para contar com profissionais especializados para acompanhá-los.