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3 Erros mais Comuns em uma Estratégia de Tráfego Pago e Como Evitá-los

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3 Erros mais Comuns em uma Estratégia de Tráfego Pago e Como Evitá-los

Como anda suas estratégias de tráfego pago? Neste post, falaremos sobre os erros mais comuns de quem está iniciando essa metodologia e mostraremos como você pode evitá-los. Saiba mais!

Para quem busca resultados ainda mais expressivos no mercado digital em termos de conversões, certamente a mídia paga é a melhor opção. Afinal, estamos falando de uma ação do marketing digital que garante um excelente potencial em vendas e geração de autoridade de marca com mais rapidez e eficiência.

No entanto, muitas empresas começam a cometer erros comuns em uma estratégia de tráfego pago. Em consequência disso, vemos um orçamento gasto em grande escala, mas sem retornos financeiros expressivos.

Neste post, desvendaremos o mundo dos anúncios, além de expor as falhas mais cometidas por quem está iniciando com essa estratégia e aprender como evitá-las. Continue a leitura até o final para aprender tudo!

Tráfego pago: o que é?

Em termos gerais, definimos o tráfego pago como uma metodologia para investir em sites e plataformas que tendem a mostrar o conteúdo da sua empresa com destaque em relação à concorrência por anúncios.

De forma prática, o tráfego pago faz com que os usuários cheguem a um site, página ou loja com mais facilidade pelo impulsionamento de conteúdos de valor. Conforme percebemos, esse tipo de tráfego é bastante diferente do orgânico, porque esse precisa de investimento para os resultados serem gerados mais rapidamente.

Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico?

No tráfego orgânico, vemos que o investimento na estratégia não está relacionado ao mundo físico. Ou seja, quem for dispor dessa metodologia, deve ter habilidades e competências para adotar técnicas de SEO, produzir conteúdos, entre outras dinâmicas relacionadas. Isto é, o tráfego pago só existe por meio de investimento.

Para uma empresa, tanto o tráfego pago quanto o orgânico são fundamentais para a competitividade da marca. Porém, o tráfego orgânico demanda mais tempo, uma vez que quanto mais conteúdo a empresa dispor na internet, mais chances as pessoas têm de “achar” a empresa nos mecanismos de busca, como no Google.

Agora, para quem deseja investir em tráfego pago, as ações são realizadas com a ajuda de plataformas de anúncios, como no caso do Google Ads ou Facebook Ads.

Na prática, o site, página ou loja, por exemplo, é impulsionado por essas ferramentas e fica em destaque nas primeiras posições de busca. Assim, o domínio recebe mais cliques, e consequentemente, mais conversões.

Entretanto, na teoria, é esse o resultado que se espera com a metodologia do tráfego pago, mas, para se chegar nele, é necessário passarmos por algumas etapas importantes.

E é justamente nesse processo onde muitos empreendedores e profissionais perdem dinheiro por não saberem manusear as ferramentas, ou simplesmente por não entenderem o real objetivo e prática dessa metodologia.

Quais são os 3 erros mais cometidos no tráfego pago?

Agora que sabe o que é o tráfego pago e porque usá-lo em seu marketing, é hora de aprender com os erros mais comuns ao tentar apostar nessa tática. Veja abaixo!

  1. Falta de conhecimento de persona

O conceito de persona é basicamente um perfil de cliente ideal para a empresa. Esse perfil é construído com muita pesquisa de mercado, análise de concorrência, comentários em redes sociais, e muito mais.

A persona pode ter um nome, idade, posição profissional, status familiar, dores, desejos, necessidades, objeções e muitos outros. Quando a empresa consegue coletar esses dados, fica muito mais fácil criar anúncios chamativos e que sejam direcionados a essas pessoas.

O problema, no entanto, é a falta de pesquisa do cliente ideal, fazendo com que o investimento gasto em anúncios seja direcionado para públicos totalmente incompatíveis com a oferta da sua empresa, ou até pior, em um momento de compra muito diferente do proposto do anúncio.

Para evitar esse tipo de situação, busque entender a fundo a sua persona, analisando bem suas informações. Com isso, você conseguirá criar anúncios chamativos, que atendam as expectativas e necessidades do público ideal.

  1. Orçamento não planejado

No universo do tráfego pago, como o próprio nome diz, trabalhamos sempre com investimentos. O que é bastante comum de se ver é colocar valores em plataformas de anúncios que não batem com as metas almejadas pela corporação.

De forma geral, quando investimos X em anúncios, a tendência é que o retorno sobre o investimento seja o dobro. Mesmo que não seja uma regra, é o que mais acontece.

Então, se você deseja ter um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de 100%, por exemplo, certifique-se que o orçamento corresponda a essa previsibilidade, não deixando de analisar o CPC (Custo Por Clique) para entender o melhor valor a ser investido.

  1. Não investir em remarketing

Sabe aquele anúncio que percorre sua timeline nas redes sociais, ou até mesmo na rede de pesquisa do Google? Provavelmente você visitou a página daquele produto ou serviço e imediatamente o dono aplicou o remarketing.

Ou seja, essa estratégia é utilizada quando um cliente em potencial entra em contato com seu anúncio, mas que de alguma forma, ele não realizou uma conversão. Para não deixar esse usuário em potencial “escapar”, utilizamos as técnicas de remarketing para alcançar essa pessoa e fazê-la enxergar a sua oferta por outra perspectiva.

Já existem estudos que comprovam que para uma pessoa comprar de uma empresa, ela precisa ter mais contato com a marca, ou seja, ter contato com mais anúncios no seu dia a dia para ser realmente convencida da oferta.

O que vemos, na maioria dos casos, é que as empresas esquecem do poder do remarketing, deixando diversos usuários qualificados irem embora. Portanto, invista nessa tática quando for necessário e torne seus anúncios ainda mais atrativos para essas pessoas.

Conforme vimos, o tráfego pago oferece resultados imediatos a uma empresa que deseja gerar ainda mais competitividade no mercado. No entanto, o passo a passo do tráfego pago deve ser feito de maneira criteriosa e com bastante análise. Afinal, queremos entregar nossos anúncios para as pessoas certas.

Portanto, agora que você já sabe o conceito e os erros mais comuns do tráfego pago cometidos por grande parte das empresas — e já sabe como contornar essa situação — acesse o nosso blog e confira outras dicas sobre marketing digital. Amplie o seu conhecimento sobre o assunto e tenha sucesso em suas estratégias!