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O que é gestão de tráfego?

Por 16 min. para leitura 1504
O que é gestão de tráfego?

Conheça os 6 tipos de gestão de tráfego e saiba sobre os benefícios dessa estratégia!

Quando você pensa em investimentos na internet para aumentar as vendas e ter mais acesso ao consumidor, logo você pensa em como acompanhar esses esse trabalho. Isso pode ser feito por meio de gestão de tráfego, uma das estratégias mais importantes na hora de mensurar se a sua estratégia está dando certo.

Tráfego nada mais é do que o fluxo de pessoas que estão acessando as páginas dos seus canais digitais, como seu site, redes sociais, canal do YouTube e e-commerce. E para ter bons resultados na internet, é essencial que a sua empresa invista em uma boa estratégia. Assim, você terá um ótimo fluxo de visitantes e, consequentemente, terá um melhor posicionamento e visibilidade da marca.

Porém, como saber qual é a melhor ação para garantir esse alto fluxo? Pensando nisso, criamos um conteúdo completo, para entender exatamente o que é um gestor de tráfego e como pode ser fundamental para a sua empresa alcançar resultados diferenciados.

Entenda melhor o que é gestão de tráfego

Como já mencionamos, a gestão de tráfego consiste em uma estratégia que auxilia na atração de mais usuários nos seus canais digitais, como site e redes sociais. Mas, o trabalho não é tão simples como parece.

Consiste em segmentar o público da empresa – é fundamental focar o trabalho em um público interessado nos produtos ou serviços da marca –, analisar as métricas para que a equipe gerencie os visitantes que o seu site e redes sociais estão recebendo, entre outros detalhes.

Pense no seguinte: de nada adianta você ter centenas ou milhares de visitas nos seus canais se você não consegue saber se esses acesso estão sendo qualificados para transformar em vendas de serviços ou produtos.

Por isso, citamos que a gestão de tráfego é essencial para ter acessos de qualidade e aumentar o fluxo de visitantes do seu site e redes sociais com mais chances de vendas. O objetivo da estratégia, na sua essência, é converter visitantes em leads, ou seja, em potenciais clientes.

Conheça os 6 tipos de gestão de tráfegos

Na hora de realizar uma gestão de tráfego, você deve considerar 6 tipos de gestão. Isso quer dizer que cada modalidade de gestão é um caminho que o usuário segue até chegar no seu site ou outro canal que a sua empresa considera como principal fonte de informações e vendas.

Há dois tipos de tráfego, que são muito importantes na hora de fazer uma gestão, considerados os principais: o tráfego pago e o tráfego orgânico. Porém, há outros 4 que são relevantes na hora de investir em uma estratégia, sendo eles: o social, direto, de e-mail marketing e o de referência.

Quer conhecer mais sobre cada tipo de tráfego? Então, vamos lá!

1. Tráfego pago

Nesse tipo de tráfego, podemos incluir os anúncios pagos do Google, Facebook e Instagram. Investindo nesse tipo de ação, sua empresa terá como consequência o aumento de visitantes nas páginas. É uma das estratégias mais utilizadas atualmente para ter visibilidade de forma rápida. 

Apostando nesse tipo de ação, é possível definir um orçamento fixo ou variável para investir em campanhas de anúncio e também definir qual o público deseja alcançar, seja por idade, localização, sexo ou interesses.

2. Tráfego orgânico

O tráfego orgânico consiste em trazer visitantes para os canais digitais da empresa sem ter que pagar por isso. Por exemplo, na busca orgânica do Google, o tráfego vem dos mecanismos de buscas do próprio buscador.

Como mencionamos, o tipo de tráfego é gratuito, porém a estratégia envolve custos. Lembre-se que o investimento em profissionais da área é extremamente necessário para que a sua empresa alcance bons resultados.

3. Tráfego de referência

No caso do tráfego de referência, o usuário consegue encontrar e acessar sua página por meio de algum outro site que cita um conteúdo da sua empresa.

4. Tráfego Social

Já no tráfego social, os acessos acontecem pelas redes sociais. Por exemplo, quando um consumidor ou usuário compartilha um conteúdo publicado pela sua empresa e uma pessoa que não conhece sua marca acaba acessando o mesmo material.

5. Tráfego Direto

Talvez esse seja o maior objetivo de qualquer equipe de marketing digital. O tráfego direto consiste em um usuário digitar o domínio do site diretamente no guia de navegação. Ele pode até mesmo ser considerado um tipo de tráfego orgânico, já que não há um custo.

6. Tráfego de e-mail marketing

Uma opção para obter tráfego é por meio de um e-mail marketing. Por exemplo, quando você envia um e-mail marketing para um usuário que já tem interesse no seu conteúdo e ele acessa.

Saiba quais os benefícios de investir em uma gestão de tráfego

Há tantas formas de gerenciar a sua marca, mas você sabe quais são os benefícios? A seguir, você confere os principais deles!

Referência no segmento

Melhorando a visibilidade da sua marca nas redes sociais, por meio de melhor posicionamento no Google e demonstrando ter autoridade no assunto tratado, em um tempo considerado de médio a longo prazo, sua marca conquistará mais pessoas interessadas em conhecer sua empresa. 

E ao se tornar uma referência no segmento o consumidor terá mais confiança em consumir e indicar seus produtos e serviços para pessoas conhecidas.

Entrega do conteúdo para quem se interessa pela sua marca

Quando há uma boa gestão de tráfego, os anúncios são entregues para consumidores que estão realmente interessados no conteúdo produzido pela sua empresa e também por aquilo que você está vendendo. A chance desse usuário se tornar um cliente é muito grande!

Aumento das vendas

Você já ouviu falar que quem não é visto não é lembrado? Pois é, assim como esse ditado popular faz todo sentido, também é óbvio que quando o usuário encontra sua marca em diversos canais digitais você começa a ter mais chances de ter mais visitantes e de vendas.

Uma coisa é fato, a gestão de tráfego é indispensável para qualquer negócio que deseja crescer hoje em dia. Não é possível negligenciar que os seus consumidores estão em toda parte e você precisa se posicionar de maneira estratégica nos espaços mais adequados para sua marca.

Conte com o nosso time capacitado e especializado para gerenciar a sua empresa na internet. Temos experiência de anos para fazer a sua gestão de forma estratégica e obter bons resultados!