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O que não pode faltar nas redes sociais do seu negócio?

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O que não pode faltar nas redes sociais do seu negócio?

O marketing digital exige atualizações constantes para funcionar. Por isso, entender o que não pode faltar nas redes sociais é indispensável para qualquer empresa que deseja se destacar e aproveitar as oportunidades do mercado.

Como os usuários passam muito tempo nesses canais de comunicação, mas, ao mesmo tempo, existe uma certa concorrência em termos de conteúdos, é preciso saber chamar a atenção deles.

Neste artigo, separamos as principais tendências para essas mídias em 2023 e nos próximos anos. Além disso, ensinaremos como acompanhá-las e saber explorá-las com sucesso. Então, confira!

Por que seguir as tendências nas redes sociais?

Entender o que não pode faltar nas redes sociais demanda seguir as tendências para aproveitar todos os seus benefícios, desde o aumento da visibilidade até a fidelização.

Ao acompanhá-las, o seu negócio mantém relevância e impulsiona o engajamento dos seus potenciais clientes por se atualizar conforme as preferências deles.

Dessa forma, também permite que identifique os tópicos mais discutidos e populares do momento para incorporá-los em seu conteúdo. O objetivo é atrair a atenção deles por meio do seu destaque entre os concorrentes, que ainda não usam isso em suas páginas, ou usam e são ineficientes.

Por esse motivo, demonstra que sua empresa está atenta às mudanças e disposta a adotar novas abordagens. Essa atitude atrai seguidores que buscam por experiências atualizadas e inovadoras, indo além da mesmice de navegar no feed sem interesse.

Nesse contexto, seguir as tendências permite que você se conecte de forma mais autêntica com seus consumidores ao falar sobre seus tópicos e demonstrar interesse com eles, fortalecendo o relacionamento, convertendo e os fidelizando.

O que não pode faltar nas redes sociais do seu negócio?

Para 2023 e, provavelmente, para os próximos anos, já existem algumas tendências que precisam ser colocadas em prática pós o cenário que vivemos em 2020, que mudou as formas de fazer marketing. Confira o que não pode faltar nas redes sociais da sua empresa!

Áudio

Incorporar áudio envolvente em suas postagens de redes sociais pode aumentar o impacto da sua mensagem. Por exemplo, você pode criar vídeos curtos com uma narração poderosa que conta uma história emocionante relacionada à sua marca ou produto. 

Além disso, você pode usar músicas cativantes para criar uma atmosfera emocionalmente envolvente nos vídeos como o Reels ou TikTok.

Jogos

Se for relevante para o seu negócio, você pode criar jogos interativos para engajar e entreter seus seguidores. As pessoas estão cansadas de entrar nas mídias e perceberem que são estáticas, elas gostam da dinâmica.

Explore a estratégia dos stories do Instagram, Facebook e outros canais com essa funcionalidade para desenvolver conteúdo estilo jogos, com enquetes, perguntas e respostas etc.

Tela cheia

O SnapChat trouxe essa ideia de tela cheia em 2013, quando estourou entre os usuários. Após isso, os stories do Instagram, lançado em 2016, deu continuidade a ideia. Agora, é muito usado por muitas plataformas.

Aproveitar o espaço visual da tela cheia nas redes sociais pode ser impactante. Por exemplo, você pode criar vídeos ou imagens em formato vertical que ocupem toda a tela do dispositivo, proporcionando uma experiência imersiva aos usuários.

Essa tendência é especialmente eficaz ao compartilhar cenas deslumbrantes, demonstrações de produtos ou histórias envolventes.

Influenciadores

Trabalhe com influenciadores relevantes, seja nacionalmente ou os microinfluenciadores da sua região. Essa parceria ajudará a levar sua marca para um público ainda maior, que ainda não conhece a sua marca, mas se interessa por ela.

Por exemplo, uma escola particular pode colaborar com um influenciador popular no nicho de educação para atingir uma audiência mais ampla e aproveitar a credibilidade e o alcance do profissional.

Autenticidade

Ser autêntico e transparente é fundamental nessas ferramentas de comunicação. As pessoas querem ver como acontece todo o processo, e que você também pode errar como elas.

Então, compartilhe histórias reais sobre sua empresa, incluindo bastidores, depoimentos de clientes satisfeitos ou insatisfeitos, que foram contornados. Isso humaniza sua marca, constrói confiança com os seguidores e estabelece um relacionamento genuíno.

Anúncios interativos

Criar anúncios interativos pode aumentar o engajamento dos usuários e trazer ainda mais alcance para o seu negócio. Afinal, quanto mais pessoas interagindo, maior é a entrega do conteúdo.

Por isso, lance uma campanha publicitária com enquetes ou quizzes com incentivos à interação, como compartilhar opiniões. Isso não apenas engaja, mas também fornece insights valiosos sobre o público-alvo.

Conteúdo direto

Ninguém está na rede social para ler blocos de textos enormes e confusos. Transmitir sua mensagem de forma concisa é indispensável hoje em dia para ganhar a atenção dos usuários.

Utilize títulos cativantes, chamadas para ação claras e mensagens objetivas para garantir a compreensão rápida do que quer dizer. Por exemplo, ao promover um novo produto, crie uma postagem destacando seus principais benefícios e um CTA para seu site ou landing page para saber mais.

Como identificar o que não pode faltar em suas redes sociais?

Essas foram algumas tendências que não pode faltar nas redes sociais. No entanto, elas mudam constantemente conforme o comportamento dos internautas e as novas ferramentas.

Nesse sentido, é interessante saber identificar as novas estratégias que surgem aos poucos. Para isso, você precisa:

  • conhecer o seu público-alvo para entender o que esperam;
  • observar se a concorrência ou até mesmo outras empresas apostam em novas ações de sucesso;
  • assine newsletters de empresas de marketing especializadas;
  • explore as novas mídias.

No entanto, vale ressaltar que não basta apenas seguir tendências. É importante adaptá-las com a sua identidade e seus valores antes de aplicá-la. Por isso, avalie muito bem se estão alinhadas com seus objetivos.

Agora você sabe o que não pode faltar nas redes sociais nos próximos anos, portanto, foque em usar as dicas como estratégias para se aproximar dos seus seguidores e ter sucesso no seu marketing digital.

Se ainda não sabe como aplicar essas tendencias em seu planejamento, converse com nosso time para resolver isso. Somos especializados em marketing nas redes sociais e podemos montar o seu plano e executá-lo com êxito!