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Site x Landing Page: Quais as diferenças entre eles?

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Site x Landing Page: Quais as diferenças entre eles?

Você sabe a diferença entre um site comum e uma landing page? No post de hoje nós falaremos sobre a importância de cada uma delas e mostraremos os principais objetivos dessas duas estratégias diferentes.

Com o desenvolvimento da tecnologia cada vez mais presente nos contextos atuais, percebemos o surgimento de novas formas de comprar produtos e serviços por parte dos consumidores. Com o uso de aparelhos cada vez mais tecnológicos e práticos, bastam poucos cliques para solicitar um orçamento ou comprar um produto através de um site e landing page.

Sabendo dessa nova modalidade de consumo digital, as empresas começaram e entender a necessidade de garantir uma presença digital, a fim de gerar autoridade de marca, engajamento, e consequentemente, inúmeras conversões.

No entanto, quando nos deparamos com o mercado digital, encontramos um mar de concorrentes. Para que as empresas tenham o seu destaque, é onde percebemos o uso do marketing digital e suas estratégias de conversão.

Entre as muitas ferramentas possíveis, percebemos a criação de sites e landing pages. No entanto, cada uma apresenta objetivos e estratégias distintas para as marcas online. Entenda a seguir!

Afinal, o que é um site?

De forma geral, podemos definir que um site nada mais é do que um ambiente digital que reúne um conjunto de outras páginas interligadas, que ficam geralmente divididas por seções!

Para entendermos o seu conceito ainda melhor, é só pensarmos que um site é como se fosse o prédio de um negócio, e cada página presente no site, é um setor da empresa. Em termos práticos, podemos dizer que é basicamente o local de um profissional ou corporação no meio online.

A grande proposta dessa estratégia é justamente conseguir posicionar o nome da empresa acima da concorrência do seu mercado de atuação e divulgar o seu trabalho pela web.

Isso porque em um site, conseguimos inserir informações para usuários entrarem em contato, enviar mensagens, ver informações gerais da empresa, entender as principais ofertas, soluções e o seu diferencial competitivo.

Por esse motivo, nos dias atuais, é quase obrigatório possuir uma presença digital na internet. É cada vez mais complexo sobreviver no mercado sem tomar uma posição adequada na web, e mesmo que as redes sociais estejam avançando cada vez mais, os sites ainda possuem sua grande relevância para as empresas e profissionais.

O que é uma landing page?

Landing Pages são páginas criadas unicamente para a conversão dos visitantes online. Em tradução livre, significa algo como “página de aterrissagem”, mesmo que na linguagem atual do marketing digital ela seja conhecida como página de destino/captura.

De forma geral, a landing page não oferece muitas informações em sua página e traz poucos elementos. Ou seja, elas são inteiramente focadas em somente um CTA (Chamada para Ação) principal, fazendo com que o usuário dentro dessa página não seja distraído por algo fora do contexto da conversão e realize a ação desejada pela empresa.

Para entendermos melhor o conceito e objetivo de uma landing page, vamos a um exemplo prático: imagine que o site da sua empresa atraia centenas de pessoas toda semana. No entanto, você ainda não consegue levá-las para o passo da conversão. Elas ficam simplesmente perdidas no site, sem encontrar informações persuasivas o suficiente para entrarem em contato com a empresa.

Quando temos uma landing page, conseguimos continuar conduzindo esses usuários por um funil de vendas inteligente e estratégico, em direção à compra. Em teoria, essas visitas são excelentes para o site, mas de forma prática, elas não estão gerando impactos significativos em seu negócio.

Por esse motivo, as landing pages são criadas com o intuito de retirar elementos que dispersam os usuários de realizar uma ação específica, fazendo com que a empresa atinja seus principais objetivos em campanhas de marketing, por exemplo.

Site e Landing Page: Qual é a diferença entre cada um deles?

Até o momento, definimos o conceito para o site e para a landing page, que oferecem objetivos bem distintos em estratégias de marketing digital. Como são bem diferentes entre si, entenderemos esse contexto de uma forma mais clara.

Enquanto um site tem como foco principal a geração de informações sobre a empresa no meio online e possibilidade de usuários interessados entrarem em contato, uma landing page tem como principal foco atrair usuários e encaminhá-los direto para a conversão que a empresa deseja que essa pessoa faça.

De forma prática, essa ação pode ser o preenchimento de um formulário para cadastro em newsletter (estratégia de e-mail marketing), ganho de cupom de desconto, estratégias de tráfego pago (os famosos anúncios etc.).

Além disso, um site tem como objetivo apenas garantir uma presença digital das marcas no meio online. Já a landing page é focada em atrair as pessoas certas para o momento de compra ou para uma conversão específica (pelo modo orgânico), ou ser direcionada para públicos-alvos específicos que também oferecem potencial de compra ou ação específica (tráfego pago).

Ainda, a landing page possui elementos mais objetivos e direcionados para o leitor. Um site, por exemplo, possui diversos menus com outras páginas de destino. A proposta é somente fornecer informações relevantes da marca, e não gerar conversões.

A landing page é altamente personalizável e pode ser editada quantas vezes for necessária. No entanto, um site também pode ser personalizado, mas por não oferecer muito propósito às estratégias de conversão, ele tende a ser mais estático e menos funcional. O seu propósito é apenas garantir que as pessoas achem a empresa.

Conforme vimos, um site e uma landing possuem características e objetivos bem distintos. Enquanto este visa trazer pessoas para uma página altamente persuasiva e cheia de elementos conversivos, o site apenas proporciona informação e conteúdo (desde que exista um link para o blog da empresa, por exemplo).

De todo modo, tanto um site profissional quanto uma landing pages são importantes para sua estratégia de marketing digital. 

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