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Qual a melhor forma de investir no Marketing Digital?

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Qual a melhor forma de investir no Marketing Digital?

Investir no marketing digital, hoje, é fundamental. Isso é um fato! Independente do tamanho, segmento, localização ou objetivo da empresa, aparecer no mundo online é o investimento mais certeiro que se pode fazer quando o assunto é publicidade e propaganda. Porém, é necessário investir corretamente para a marca não ter prejuízo.

Antes de mais nada, saiba que mesmo sendo uma empresa pequena, com as possibilidades que o marketing digital oferece, é possível concorrer com os grandes do mercado. Basta saber como e onde apostar! 

De acordo com o site Meio e Mensagem, pesquisas de especialistas apontam que o ideal é investir em torno de 5% do orçamento. Já em casos que a organização depende muito do retorno, resultado do marketing digital, o ideal é investir até 10% do orçamento.

Deu para ter ideia da importância, né!? Então, conheça algumas formas de investir no marketing digital para sua micro ou pequena empresa se destaque no segmento e ainda aumente suas vendas.

Entenda quem é seu cliente

O que o seu cliente busca? Quais suas expectativas com relação a sua empresa? Onde ele está localizado? Por que ele precisa do serviço ou produto? Qual sua classe social? Qual sua idade?

Essas perguntas devem fazer parte desta pesquisa. E hoje a tecnologia consegue auxiliar a empresa nesse processo de coleta e ampliação destas informações.

Por exemplo, você pode utilizar o Facebook Insights. A ferramenta permite conhecer melhor seu público-alvo, assim ajudando a sua criação de campanhas mais relevantes para sua audiência. Com ela,  pode analisar as informações demográficas, geográficas, de consumo e de estilo de vida de seu público.

O LinkedIn também é um excelente recurso para entender melhor seu público-alvo. A rede social voltada completamente para o profissional de pessoas e empresas, permite que sua organização realize enquetes e outras ações para conhecer melhor seu cliente.

Com essas respostas, sua empresa não perderá tempo ou dinheiro buscando vender algo para alguém que não precisa ou se não se interessa pelo tipo de serviço, e também terá um embasamento seguro na hora de decidir.

Saiba se está em evidência

Apesar de não ser novidade, ter um perfil em uma rede social e um site bonito e funcional, hoje em dia, é fundamental para estar em evidência. Ainda não tem a sua? Então passou da hora de investir nisso.

O aumento de pessoas que compram e discutem sobre marcas e produtos na internet cada vez aumenta mais! Isso significa que a empresa que não aparece no meio digital fica esquecida e, consequentemente, perde consumidores em potencial.

Além de se manter em evidência, por meio das redes sociais o negócio escuta seus clientes, com um feedback em tempo real. Assim, é possível encontrar soluções de forma mais rápida e gerar melhorias internas e externas.

Faça marketing prático

O planejamento é sempre a alma de negócio, ainda mais quando falamos de marketing. O primeiro ponto importante para ter um marketing prático e funcional é analisar fatores externos e internos que influenciam o desempenho da empresa, assim é mais fácil encontrar soluções e entender o que está funcionando bem.

Essa ação ajuda a definir o posicionamento da organização e como traçar boas estratégias, objetivos e metas na área do marketing. Algumas respostas iniciais são importantes para ter sucesso na execução do planejamento. Portanto, busque entender:

Identifique o que a sua empresa faz de melhor

Qual o seu diferencial entre as suas concorrentes, que faz você se destacar no mercado? O que você precisa melhorar para conseguir ter um melhor desempenho? Essas perguntas são essenciais para auxiliar a equipe a encontrar um melhor caminho para iniciar a ação.

Pesquise o mercado potencial

Mesmo que sua empresa ainda não seja conhecida em alto escala, é fundamental que ela tenha consolidação no mercado potencial.

Para conseguir alcançar esta meta, após a criação do seu site e redes sociais, é necessário investir na busca por parcerias. Tenha o seu perfil linkado a outros nomes reconhecidos. Assim, se torna mais fácil de tornar sua marca conhecida e que o cliente tenha mais confiança.

O Google também é uma excelente ferramenta para aumentar suas vendas. O Google Ads, por exemplo, é democrático e pode ser utilizado por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Quem nunca sonhou em ser destaque nas primeiras páginas do Google em seu segmento de mercado? Pois é, investindo em anúncios, com uma chamada inteligente, você aumenta suas chances de fechamento de vendas.

Venda benefícios e não apenas produtos ou serviços

O retorno de um potencial cliente é fato que acontecerá quando a estratégia é feita corretamente. Porém, é fundamental que ele tenha um excelente atendimento durante a compra e um pós-venda atencioso.

A impressão inicial e final da empresa é tão importante quanto a satisfação desse indivíduo com o produto entregue. Com o feedback diário, também é possível entender quando é necessário investir em melhorias e como explorar melhor a comunidade online e as campanhas em questão.

Além da importância do feedback, entenda como é fundamental destinar uma parte do orçamento no marketing digital. Muitas empresas disponibilizam entre 6% a 10%, porém, não é um valor inflexível e depende do segmento.

Então, supondo que sua empresa fature R$ 50 mil por mês. O ideal é que você invista cerca de R$ 2.000 a R$2.500 no marketing digital. Parece muito do seu orçamento? Saiba que de acordo com o Sebrae ao adotar essa estratégia sua empresa pode aumentar em até 30% das vendas! Mas lembre-se que o resultado não é imediato e acontece a médio prazo.

Investir em marketing digital não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso fazer de forma inteligente para obter retornos satisfatórios. Caso contrário, qualquer porcentagem investida poderá se tornar prejuízo.

Conte com quem entende do assunto. Oferecemos soluções em marketing digital para você cuidar do que realmente interessa: o seu negócio. Enquanto isso, cuidamos da sua imagem!