Carregando...

W Gestão de Marcas

#dicasdemarketing Publicado em

6 ferramentas de relacionamento com o cliente: conheça e saiba como usá-las

Por 4 min. para leitura 576
6 ferramentas de relacionamento com o cliente: conheça e saiba como usá-las

Toda empresa precisa de ferramentas de relacionamento com o cliente para se destacar e conquistar a fidelidade deles. Elas não apenas permitem a conexão com o público, mas também constroem uma comunicação sólida e duradoura.

Como sabemos, o relacionamento com o cliente não é mais apenas um aspecto do atendimento ao cliente; tornou-se uma estratégia de negócios indispensável. Por isso, apresentaremos as principais ferramentas para atender a essa demanda!

 

1- Redes Sociais

 
Empresas de qualquer nicho ou porte podem usar redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, TikTok e LinkedIn para criar e manter uma presença online sólida.
 
Por meio dessas plataformas, torna-se possível compartilhar atualizações, notícias, conteúdo relevante e interagir diretamente com seus clientes.
 
Por exemplo, uma loja de moda pode usar o Instagram para compartilhar fotos de seus produtos, criar concursos envolvendo seus seguidores e responder a perguntas sobre tamanhos, cores e disponibilidade de produtos.
 
Essa estratégia não apenas aumenta a visibilidade da marca, mas também permite uma comunicação direta e instantânea com os clientes, ajudando a construir um relacionamento mais próximo.
 
Além disso, as redes sociais podem ser usadas para monitorar o que está sendo dito sobre a empresa. Os clientes muitas vezes as usam para expressar suas opiniões e experiências, e monitorar essas conversas identifica problemas rapidamente e responde a eles de maneira proativa.
 

2- Chatbot

 
Os chatbots usam inteligência artificial para interagir automatizadamente. Eles podem ser incorporados em sites, aplicativos e até mesmo em plataformas como o Facebook.
 
Um exemplo prático de uso de chatbots é em um site de e-commerce. Quando um visitante acessa, um chatbot pode cumprimentá-lo automaticamente e oferecer assistência. 
 
O chatbot pode responder a perguntas frequentes sobre produtos, políticas de devolução, prazos de entrega e muito mais. Se fizer uma pergunta mais complexa que a IA não pode responder, é possível encaminhar a conversa para um agente de atendimento ao cliente humano.
 
A principal vantagem é a disponibilidade 24 horas, diariamente, o que melhora significativamente a capacidade de uma empresa de fornecer suporte e informações a qualquer momento.
 

3- SAC

 
O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é um canal de comunicação direta. Ele engloba diversos canais, como telefone, chat ao vivo e e-mail. O objetivo é resolver problemas, responder a perguntas e fornecer suporte personalizado.
 
Suponha que um cliente de um provedor esteja enfrentando problemas com seu serviço de internet. Ele pode ligar para a empresa e falar com um representante de suporte técnico, que diagnosticará o problema, fornecerá orientações para resolvê-lo ou agendará uma visita técnica, se necessário.
 
Nesse sentido, o SAC ajuda na construção da satisfação e na retenção de clientes. Quando eles sabem que podem contar com um suporte eficaz e atencioso quando enfrentam dificuldades, eles tendem a se sentir mais valorizados e satisfeitos.
 

4- E-mail Marketing

 
O e-mail marketing varia desde newsletters informativas até promoções de produtos e atualizações da empresa. Auxilia bastante no relacionamento com o cliente, pois permite a comunicação direta e personalizada.
 
Por exemplo, uma loja online de artigos esportivos pode enviar um e-mail para seus clientes cadastrados informando sobre uma venda especial de equipamentos esportivos de verão. Eles podem segmentar com base nos interesses, como ciclismo, corrida ou natação, para ser mais relevante. 
 
O seu grande benefício é a capacidade de automatização. É viável criar sequências de e-mails automáticos, como boas-vindas, lembretes de carrinhos abandonados e agradecimentos pós-compra. 
 
Graças a isso, um negócio mantém um relacionamento contínuo com os consumidores e os mantém informados sobre as novidades e ofertas.
 

5- CRM

 
O Customer Relationship Management (CRM) auxilia as empresas na gestão de relacionamentos com os clientes. Essa abordagem envolve a coleta, análise e uso de dados para melhorar a interação e a personalização das comunicações com base nas necessidades individuais.
 
Imagine uma empresa que utiliza um sistema CRM. Quando um cliente entra em contato com o suporte técnico, o representante pode acessar rapidamente o histórico, incluindo todas as interações anteriores, problemas resolvidos e feedbacks fornecidos.
 
Essa possibilidade permite oferecer um suporte mais eficiente e personalizado, já que compreende melhor o que o cliente precisa.
 
Além disso, o CRM pode ser usado para segmentar com base em comportamentos e preferências. Por exemplo, a própria segmentação de e-mail marketing.
 

6- Omnichannel

 
O omnichannel oferece uma experiência integrada e consistente em todos os canais de comunicação da empresa, sejam eles online ou offline. 
 
A ideia por trás do omnichannel é a interação com a empresa por meio de diferentes canais e ter a continuação da experiência de onde pararam, sem problemas.
 
Por exemplo, um cliente pode procurar um produto em um aplicativo e adicionar itens ao
carrinho. Mais tarde, ele pode acessar o site em seu navegador e encontrar o mesmo carrinho de compras e os itens inseridos anteriormente. Se decidir finalizar a compra na loja física, o caixa também terá acesso ao seu histórico de compras e preferências.