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O que é Google Ads?

Por 17 min. para leitura 2432
O que é Google Ads?

Entenda o que é Google Ads, como foi criado e qual a importância da ferramenta nos dias de hoje.

Você sabe o que é Google Ads? Ele chegou para revolucionar o marketing e a publicidade. Hoje, é uma ferramenta utilizada em todo o mundo por multinacionais, empresas de pequeno, médio e grande porte, e até mesmo por empreendedores iniciantes. É uma estratégia que oferece visibilidade para todos e um retorno excelente de vendas, acessos e outros benefícios.

Provavelmente você não consegue imaginar o mundo atual sem internet, afinal, a globalização tomou conta da rotina da maior parte dos países em todos os continentes. E pensando de forma mais profunda ainda, você consegue imaginar os dias atuais sem os mecanismos de buscas, como o Google?

Lembre-se que atualmente qualquer coisa que precisamos, seja um produto, informação ou serviço, nós recorremos ao mais famoso buscador do mundo: o Google.

Apesar do Google Ads, conhecido antigamente como Link Patrocinado e Google Adwords, ser tão buscado atualmente e faturar bilhões de dólares por ano, sua história teve início ainda na década de 90, criado já com um objetivo revolucionário. Para saber mais dessa trajetória e da sua importância, continue a leitura!

A história do Google Ads e dos mecanismos de busca

A história dos mecanismos de busca surgiu há muitos anos, antes da década de 90, mais precisamente em 1945, com um pesquisador chamado Vannemar Bush. Na época, ele criou um artigo para a revista Times, chamado de “As We May Think” , que continha um conteúdo futurista, alguns acreditam até ser uma “premonição”. 

No artigo, ele descreve sobre um ambiente onde há um sistema de captura de informações com extensa memória associativa, rápido e confiável.

Já em 1960, um mecanismo chamado SMART (Salton’s Magic Automatic Retriever of Text) foi criado com o objetivo de captar informações. E 15 anos depois, em 1975, algumas universidades e instituições criaram o projeto ARPANET, do projeto da defesa americana, cujo objetivo era transmitir informações e conectar computadores ligados no mundo inteiro. A evolução ficou conhecida como o marco 0 da internet!

Como mencionamos, já nos anos 90 os mecanismos de buscas foram criados e disponibilizados para o público geral, que tinha acesso à internet. Provavelmente, se você já era adolescente nos anos 90, deve lembrar da necessidade de clicar de link em link até encontrar a informação desejada, ou seja, era trabalhoso e você ainda dependia um pouco da sorte.

A criação do Google Ads

Já avançando um pouco no tempo, em 1998, o Google recebeu um investimento milionário e assim conseguiu investir em novas tecnologias e estratégias para transformar a plataforma na maior referência do mundo, quando o assunto é mecanismos de buscas. Apesar de o Google ser a plataforma mais conhecida, outros buscadores, como o Yahoo, já apostavam nessa ideia.

Só em 2000 o Google lançou a plataforma Adwords, atualmente conhecida como Google Ads. De acordo com o próprio fundador, Larry Page, o Ads proporciona a mais avançada forma de uma empresa criar uma campanha que se encaixa nos seus objetivos de divulgação. E realmente, para a época a tecnologia era impressionante, tanto que o projeto foi crescendo cada vez mais e sendo incorporado em outros programas do Google.

O que é o Google Ads atualmente

Nos dias atuais, você já deve ter notado que quando você faz uma pesquisa no Google, encontra alguns destaques nos resultados. E também quando entra em um blog ou outro, deve ter reparado em algum banner de anúncio em algum local da página. Ou quando navega pelo YouTube, deve ter notado alguns anúncios antes de assistir um vídeo.

Neste três exemplos, podemos apontar que o gerenciamento e criação do Google Ads está  presente, seja ele no formato de pesquisa, outro em sites e já o outro no YouTube. 

Com sua primeira versão em 2000, o Google desde então é líder de mercado no mundo inteiro quando o assunto é plataforma de anúncios. Para deixar mais claro a potência do Google Ads, só em 2021 a receita publicitária do Google Ads foi de R$ 104,5 bi somente no Brasil, segundo o site Exame.

O que faz o Google Ads ser essa potência no mundo

Da forma mais objetiva possível, o Google possibilita que empresas de qualquer segmento ou tamanho consigam pagar para conseguir mais destaque na internet por meio de anúncios inteligentes e criados de forma chamativa.

Dentro disso, diversos pontos beneficiam o cliente. A empresa pode fazer um anúncio segmentado, ou seja, destinado para o seu público-alvo. Por exemplo, uma marca que vende produtos veganos terá sua campanha destinada a um grupo que se declara vegano e procura produtos que não tenham origem animal.

Com base em cookies e palavras-chave, os anunciantes conseguem segmentar os anúncios e determinam onde eles serão exibidos conforme os seus objetivos e presença da persona.

O Google já faz parte da vida de todos

Você já deve ter notado que de alguma forma o Google já fez parte da sua vida, seja diariamente ou em momentos específicos. Por isso, o Google Ads se tornou a potência que é hoje em dia, afinal a plataforma dá a resposta que você precisa e busca em apenas segundos. 

Assim é possível escolher a melhor empresa, que oferece o melhor produto, melhor preço e outros pontos que você está buscando naquele momento.

O Google trabalha para oferecer as melhores informações, locais, produtos e serviços no momento que você precisa e em um tempo curto, isso é perfeito certo!? Com toda a certeza, principalmente para empresas que querem expandir, vender mais e tornar-se a mais reconhecida no mercado.

Segundo o blog do Oberlo, o Google lidera o mercado, com 91,9% de participação. Com esses números, você já deve estar convencido sobre a importância de investir no Google Ads, para ter mais visibilidade entre o público que busca pelo seu serviço ou produto.

Agora que sabe o que é Google Ads e que é a melhor plataforma de anúncios do mundo, devido a facilidade dos usuários encontrar aquilo que buscam, é hora de apostar nessa estratégia.

Não sabe configurar e gerenciar campanhas nessa ferramenta? A gente te ajuda com nossas soluções especializadas. Posicionamos o seu negócio em destaque no maior buscador do mundo, entre em contato!