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#dicasdemarketing Publicado em Atualizado em 30/03/2021

O que é o Inbound Marketing? Entenda tudo sobre a metodologia!

Por 19 min. para leitura 2366
O que é o Inbound Marketing? Entenda tudo sobre a metodologia!

Com o passar do tempo e o crescimento da tecnologia, a forma com que nos comunicamos evoluiu, e, como consequência, deve evoluir também a forma com que as empresas comunicam-se com seus clientes e seu público.

Uma dessas formas atualmente é através do Inbound Marketing. Se você ainda não sabe o que é essa metodologia e como aplicá-la no seu empreendimento, chegou a hora de mudar isso. Leia o artigo até o fim e saiba tudo sobre o assunto!

Por que contratar um serviço de Inbound Marketing?

Com o crescimento de mídias digitais como parte ou todo de uma empresa, é fundamental que a comunicação de tal seja voltada à sua visibilidade. Afinal de contas, a maior vantagem de inserir um negócio na internet é a capacidade de alcance tão ampla que a rede nos pode oferecer, não é mesmo?

Uma arma importantíssima para aumentar seu alcance e visibilidade com qualidade é investindo no Inbound Marketing. A estratégia começou a ser utilizada inicialmente nos Estados Unidos e começou a ganhar mais popularidade em 2009, com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Desde então, não parou de ganhar espaço entre empresas de todos os segmentos e tamanhos, por todo o mundo! Esse sucesso tem uma explicação: no Inbound Marketing quem procura a empresa é o cliente, e não ao contrário! É o que todas querem, né?!

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como o marketing de atração, pode ser resumido em uma série de estratégias de comunicação que interessam ao cliente, com o intuito de fazer com que ele venha até sua empresa.

Por exemplo, ao publicar conteúdos autorais em um blog ou distribuir um e-book com um conteúdo interessante, o consumidor em potencial que se interessa no assunto se informará, e isso mostra a ele que sua marca sabe do que está falando. Isso gera uma autoridade e faz com que ele se interesse em consumir seu produto. 

Assim, quer dizer que sua a empresa estará trabalhando gradativamente com o cliente em potencial, demonstrando ser uma referência no assunto e apresentando argumentos que o convença de que a organização em questão é a melhor opção para compra de produtos ou serviços.

É claro que essa é uma maneira simplificada de definir esse conjunto de estratégias. Dentro do assunto, podemos ainda falar de produções de vídeos, newsletters, além do uso de ferramentas de otimização para o site aparecer antes dos concorrentes no Google, hoje o maior buscador do mundo, o que proporciona mais cliques e mais visibilidade.

No entanto, em suma, podemos dizer que o Inbound Marketing tem como foco atrair o cliente de uma forma que pareça mais orgânica, o que gera mais confiança e um relacionamento melhor com a marca.

Por que o marketing de conteúdo é uma vantagem para meu empreendimento?

Conforme dissemos, se você está inserido no meio virtual, a visibilidade que sua marca pode alcançar é uma das principais vantagens. E essa questão é interessante, porque não há como não estar no mundo virtual, hoje a maioria das pessoas está conectada de alguma forma.

No entanto, ao aplicar uma estratégia em cima de seu website, o Inbound Marketing proporciona uma série de vantagens, além de ampliar a sua visibilidade. Atualmente, é muito difícil que alguém consuma algo sem antes verificar na internet a qualidade do produto.

O Inbound Marketing garante o ganho de visitas em website, o que traz conhecimento, mas também credibilidade para os potenciais consumidores. Isso porque eles já leram o conteúdo que você produz e sabem que você entende do assunto.

Além disso, eles podem cadastrar seus e-mails em seu blog, garantindo uma lista de contatos para disparar e-mails marketing de relacionamento e etc. Isso facilita a fidelização de seus clientes e garante que a relação deles com a empresa seja menos fria.

Para deixar mais claro as vantagens, confira as 5 principais ações onde a estratégia se encaixa perfeitamente:

  • Aumento da visibilidade da sua empresa;
  • Redução do custo de aquisição de seus clientes;
  • Atração dos seus clientes em potencial;
  • Geração de conteúdos de excelente impacto;
  • Otimização do seu processo de vendas.

Por que minha empresa não pode ficar sem o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing consegue ser até 62% mais barato para a empresa do que o marketing convencional, ou o Outbound Marketing. Portanto, se você quer resultados, está começando e deseja ter um marketing eficiente, saber mais sobre o que significa o Inbound pode fazer toda a diferença no marketing da sua empresa.

Além disso, pelo simples fato de que a maioria das pessoas navega muito tempo hoje por suas redes sociais, nos buscadores como o Google, lendo e-mails, entre outras ações que podem envolver o acesso ao conteúdo do Inbound Marketing. 

Entendendo um pouco melhor sobre o que é o Inbound Marketing, vamos conhecer suas etapas?

Há uma sequência de etapas a serem seguidas para que o Inbound da sua empresa seja executado com sucesso absoluto! Sendo elas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar! Entenda melhor:

Atrair

Primeira ação: gerar visitantes! Devemos pensar é que temos que demonstrar ter autoridade no assunto e demonstrar isso ao público-alvo de uma empresa quando pensamos na pergunta: o que é Inbound?

Vamos começar pela lógica de que não basta ter um site incrível sem visitas. Isso porque sem o consumidor acessando sua página não há vendas! Isso torna lógico a etapa da atração vir em primeiro lugar!

Aqui, construímos um conteúdo que desperte a atenção de pessoas que de forma espontânea se interessam pelo assunto que sua empresa está propondo. Essa ação proporciona um público muito mais engajado!

E como chegar nesse público?  É possível divulgar os conteúdos criados para iniciar a estratégia por meio das redes sociais e até mesmo de mídias pagas.

Converter

É o complemento da etapa anterior. Quando citamos sobre conversão, estamos falando de uma troca entre empresa e usuário. O consumidor oferece seus dados em troca de uma recompensa, como algum material rico no assunto em que ele está interessado.

Para alcançar essa fase da estratégia, você poderá optar por utilizar ofertas diretas, como pedidos de orçamentos e testes gratuitos, ou ofertas indiretas, que incluem ebooks, por exemplo.

Relacionar

Não é porque o cliente acessa a sua página que ele já está na fase da compra, e é neste momento que entra a fase do relacionamento. Para deixar mais claro, apenas 3% do seu público em potencial está já está na etapa de compra quando acessa o seu site pela primeira vez, por que desperdiçar os outros 97%?

Por isso, quando o seu lead está na fase do relacionamento é possível acelerar o processo de compra utilizando algumas ferramentas e estratégias, dentre elas, e-mails promocionais e Newsletter (e-mail periódico, com diversos conteúdos e ofertas diretas e indiretas).

Vender

Todas as etapas realizadas anteriormente, tem como foco a venda. Como resultado, na maioria das vezes, o consumidor realizará a compra pelo próprio site da empresa ou por meio do contato de um vendedor.

Porém, para chegar até aqui, a alimentação dos leads nas etapas anteriores é fundamental, pois, não tomou tempo do seu comercial e traz esse lead no momento ideal da venda ser feita.

Analisar

Essa etapa final pode ser a que demonstra o diferencial do Inbound Marketing de qualquer outra estratégia. Isso porque permite que a empresa aplique ferramentas de análise e monitoramento de cada ação.

Com isso, também é possível encontrar possíveis falhas que estão resultando em taxas abaixo do que é esperado na ação. Para isso, a organização pode usar o Google Analytics, uma das ferramentas disponíveis de Web Analytics. 

Outras informações importantes que podemos levantar com a análise é entender qual o seu CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e verificar qual o LTV (Valor de Tempo de Vida) do seu cliente, verificar se o seu ROI (Retorno Sobre o Investimento) está sendo positivo e isso deixará a estratégia cada vez mais assertiva. 

Qual é o custo-benefício?

Essa também é uma vantagem que vale a pena discutir. O investimento necessário para a implementação de estratégias de Inbound Marketing é muito menor do que aquela necessária para uma campanha física, com impressões, outdoors, panfletagem, todo um trabalho intenso no design e identidade de algo que não estará para sempre exposto.

Outra vantagem é que ele pode ser redirecionado ou alterado com menos transtorno, caso a estratégia não esteja atendendo os resultados necessários.

Além disso, faz com que sua estratégia seja um centro de investimento e não um centro de custos. Todas as ações podem ser mensuradas, isso quer dizer que é possível saber quantas pessoas visualizaram seu post, converteram ou mesmo aquelas que compraram em determinadas campanhas. Há algumas ferramentas de web analytics disponíveis no mercado para conseguir essas informações. 

Para aqueles que não conhecem o que é o web analytics, são ferramentas que oferecem o processo de medição, coleta, análise e a produção de relatórios de dados de navegação e interação, visando compreender e otimizar seu site ou blog.

Em suma, o Inbound Marketing é uma estratégia extremamente vantajosa para conseguir uma melhor comunicação com o cliente, independentemente do tipo de empreendimento, então vale a pena investir.

Por quais motivos a nossa agência oferece aos clientes a estratégia de Inbound Marketing?

Quando você pensa sobre o que é o Inbound, qual a ideia de resultados que você consegue notar que uma agência de marketing pode oferecer ao cliente? Após compreender todas as etapas que esse tipo de estratégia segue, que tal entender um pouco mais sobre as vantagens que esse serviço pode proporcionar na relação entre agência e cliente?

O Inbound Marketing é uma estratégia que já mostrou para agências e clientes que optaram por investir que os resultados são impressionantes! Apesar de ser considerada ainda nova no segmento de marketing digital, diversas empresas que são visionárias já compreendem a importância de entender o que é e já investem na proposta.

Além disso, ainda está em desenvolvimento por especialistas da área, portanto quem já iniciou o investimento na estratégia pode ter uma vantagem ainda maior em um futuro próximo.

Lembre-se: quando pensar sobre o que é o Inbound Marketing, saiba que vai muito além da criação e divulgação de conteúdos bons. A estratégia envolve o uso de ferramentas tecnológicas, algoritmos e novas formas mais eficientes de extrair informações importantes e úteis sobre os leads.

Portanto, com o investimento em ferramentas cada vez mais eficientes, a internet tornando-se cada vez mais rápida e móvel a cada ano que passa, o processo de vendas da empresa que investe em Inbound Marketing ficará cada vez mais otimizado, rápido, eficiente e abrangendo canais online diferentes.

“Legal, entendi! Agora que já compreendi a importância do investimento no Inbound e porque agências como a Danilo Peres oferecem esse tipo de serviço, qual é o próximo passo?”

Vamos falar sobre o passo seguinte, após obter resultados?

Agora que você já entendeu como é feita a implementação do Inbound Marketing, a criação de conteúdo, o funil de vendas, a divulgação por meio das mídias sociais e a geração de leads para a empresa, refletiremos sobre o que é possível fazer para melhorar ainda mais os resultados que a empresa já está tendo com a metodologia.

E antes de falarmos sobre estratégias, faremos um exercício. Caso você esteja começando a investir no Marketing Digital, como você imagina que o setor da sua empresa estará em 2 anos? Desde melhorias, conquistas, mudanças até o que precisa ser implementado.

Aposto que a sua conclusão foi: “com o Inbound Marketing estaremos conquistando centenas ou milhares de leads, com diversos conteúdos de referência circulando entre o público-alvo da minha empresa.”

E você está certo! Mas, a questão é: como conseguir isso?

Primeiramente, a empresa deve ter uma estrutura de referência no marketing, incluindo colaboradores que estejam “vestindo a camisa”, tenham visão em relação aos objetivos e desafios da empresa e encontrem soluções diferenciadas. Ou a empresa também pode optar por ter como parceira uma agência especializada nesse tipo de ação.

O investimento é necessário!

Muitas agências vendem o marketing digital como uma estratégia com um custo baixo e excelentes resultados. Realmente, é possível iniciar o investimento com pouco. 

Porém, com o alcance de bons resultados e com a apresentação do ROI naturalmente a empresa entenderá que para ter melhores resultados do que já está tendo, investir mais é essencial. Portanto, é preciso investir em uma equipe maior, mais ferramentas e profissionais capacitados para elevarem os resultados.

Ter muitos recursos não é garantia de sucesso!

Parece até contraditório, né? Acabamos de falar que quanto mais resultados mais se deve investir, porém, quanto mais dinheiro a empresa tem para aplicar no setor, mais fácil é gastar com ferramentas que não vão dar resultados. Por isso, pense bem antes de adquirir um software, uma nova estratégia ou mudar o rumo do que já está sendo feito.

Uma dica: antes de investir entenda o que precisa ser melhorado agora e a longo prazo. Assim, fica mais fácil priorizar o que é mais urgente e dará resultados essenciais para o atual momento.

Não adianta só escrever muito!

Apesar de a estratégia ainda ser nova e muita gente pesquisar ainda sobre “o que é o Inbound Marketing”, muitas empresas já investem “pesado” na estratégia. E o resultado: o aumento da competição.

Portanto, fique atento na qualidade do seu conteúdo. O que você está entregando para o seu público-alvo? Invista em um conteúdo cada vez melhor, mais aprofundado e embasado.

Não basta só ter um bom conteúdo, você precisa ter uma boa distribuição!

São muitos detalhes até chegar nos resultados esperados né!? Por isso falamos que o Inbound Marketing é mais complexo do que parece.

De nada adianta você ter um excelente conteúdo, investir em SEO e mídias sociais se, você não consegue distribuir com eficiência. Por isso, é muito importante que a equipe responsável estude as formas de melhorar o desempenho nos canais de comunicação.

Assim, sua empresa não fica estagnada, já que a ideia é se tornar uma referência cada vez mais forte no segmento.

Fique ligado na taxa de conversão

É fundamental pensar na taxa de conversão, assim é possível compreender melhor o que impede, muitas vezes, do seu lead adquirir seus produtos ou serviços. Por isso, acumule dados relevantes, seja por meio de Landing Pages, feedbacks, dados de interação, automação, entre outras formas.

Como estão suas parcerias?

Conforme sua empresa vai crescendo por consequência de ações como o Inbound Marketing é normal que suas parcerias também fiquem mais relevantes. Por isso, tenha parceiros com uma base sólida, assim como a sua.

Assim, você também poderá investir no co-marketing segmentado – uma prática de marketing em que duas empresas cooperam com canais de distribuição separados – para contribuir em melhores resultados para ambos. Parcerias ajudam, e muito! Por isso, sempre que possível faça e tenha ainda melhores resultados.

Não existe mágica, quando falamos de Inbound Marketing

Apesar de a estratégia ter uma base para quem está iniciando e até mesmo que está tendo bons resultados, inovar sempre é importante! Tenha boas ideias que geram mais engajamento, só copiar e colar ações de outras empresas não vale. Inovar pode ajudar você a encontrar novos Leads

Agora você sabe o que é Inbound Marketing e que pode ser uma estratégia muito mais profunda e eficiente do que muitas empresas imaginam. Siga as dicas dadas neste post e obtenha os melhores resultados no seu negócio!