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Como melhorar as vendas com a estratégia de Inbound Marketing

Por 17 min. para leitura 1453
Como melhorar as vendas com a estratégia de Inbound Marketing

Conheça o melhor caminho para conseguir aumentar as suas vendas com estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um excelente conjunto de estratégias de marketing que são baseadas na criação de conteúdo e compartilhamento destinado a um determinado público-alvo. Além disso, a estratégia de Inbound Marketing consegue conquistar e fixar uma comunicação eficiente com o cliente por meio de diversos canais, resultando na criação de um relacionamento duradouro com o cliente em potencial.

No final das contas, o Inbound Marketing faz com que você não tenha que ir atrás do cliente, quem vai buscar a sua empresa é o seu cliente em potencial. Não por acaso o Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração. Interessante né!? 

A ideia é conseguir atrair o seu cliente sem que você tenha que ficar oferecendo seus produtos ou serviços de forma “escancarada” e mais do que isso, ainda consegue fazer com que haja a criação de um relacionamento de confiança com o seu público. E se você quer entender ainda melhor sobre como fazer o Inbound Marketing, não deixe de conferir o Artigo: Como funciona o Inbound Marketing? Saiba por onde começar!

Agora que você conferiu a introdução do artigo e acessou o artigo sobre Como funciona o Inbound Marketing? Saiba por onde começar, que tal você entender ainda melhor sobre como aplicar essa estratégia na sua empresa e ainda conseguir ter sucesso com o Inbound Marketing mais rapidamente do que você imagina?

O marketing é baseado em interrupções

Diferente de outras estratégias do marketing digital, que são baseadas em interrupções, ou seja, as empresas utilizam estratégias para que as pessoas tenham a sua atenção despertada por meio de comerciais ou anúncios, por exemplo, o Inbound Marketing chegou para inovar!

O consumidor mudou radicalmente de uns anos pra cá, hoje em dia elas pesquisam muito mais antes de adquirir um serviço ou produto e estão sempre de olho para verificar se a empresa é realmente a melhor opção. E por esses motivos citados e muitos outros, podemos afirmar que o Inbound Marketing pode ser a melhor estratégia nesse momento!

Antes de falarmos sobre a melhor estratégia para melhorar as suas vendas, vamos lembrar das principais características do Inbound Marketing?

Como você já deve ter entendido, o Inbound Marketing é a melhor forma de oferecer conteúdos em canais digitais, assim é possível conseguir criar um relacionamento rico e próximo do cliente. Por isso, investindo no marketing de conteúdo você pode ser beneficiado com:

  • Comunicação acessível: a empresa e o cliente conseguem criar um engajamento por meio de conversas, discussões, interação e ações constantes.
  • Estratégia de continuidade: a ideia do Inbound Marketing é que a empresa consiga passar uma mensagem de forma contínua, no melhor momento que ela julgar necessário.
  • Mais engajamento: a consequência de conseguir tornar a comunicação mais fluida e presente é criar um relacionamento de confiança, sem interrupções e com aumento do engajamento.

Como devo iniciar o processo de implantação do Inbound Marketing?

Antes de mais nada, você precisa entender que o Inbound Marketing atua principalmente em 4 etapas principais, sendo elas: atração, conversão, venda e encantamento. E se você quer ter um bom desempenho na estratégia de Inbound Marketing, deve entender muito bem sobre as etapas mencionadas.

  • Atração - Para conseguir sucesso na hora de converter você precisa ter um tráfego qualificado. Portanto, a primeira etapa tem como missão conseguir atrair consumidores que irão se tornar visitantes frequentes através de um conteúdo de alta relevância.
  • Conversão - A ideia inicial de conseguir atrair novos visitantes é converter o máximo de pessoas possível em leads, ou seja, torná-los uma real oportunidade de vender!
  • Vendas - Após atrair os leads e oferecer conteúdos de alta qualidade, chega o momento de avaliar cada lead. Assim, fica mais fácil verificar se o cliente já está no momento certo de fechar uma venda.
  • Encantamento - O relacionamento com o cliente não termina depois da compra, muito pelo contrário. A venda é apenas o início de uma jornada! O objetivo é que nesse momento você dê início a um longo relacionamento com o cliente de segurança, confiança e referência.

Agora que já falamos sobre o Inbound, saiba como ele pode melhorar suas vendas!

O Inbound Marketing se encaixa perfeitamente no funil de vendas e também na jornada do cliente. Isso porque a estratégia consegue resultar no fortalecimento do relacionamento com o público-alvo e na hora de gerar a venda.

Com o funil de vendas, seguindo de forma correta cada etapa do funil, fica mais simples de cumprir a jornada de compra e melhorar o marketing da sua marca.

Para que você compreenda o que é o funil de vendas, imagine um funil de verdade. Imaginou? O topo do funil deve concentrar 80% da produção de conteúdo da sua marca e já os 20% restantes devem ser divididos entre as outras duas etapas.

E por falar em etapas do funil de vendas, elas são divididas em 3 partes, como:

  • Topo - Aprendizado e descoberta
  • Meio - Consideração e intenção
  • Fundo - Avaliação e decisão

Vamos entender melhor sobre cada etapa?

Topo do Funil - Aprendizado e Descoberta

Provavelmente no início da jornada de compra a persona nem saiba ainda exatamente que precisa adquirir alguma coisa. A ideia inicial dela é pesquisar formas de enfrentar um problema em específico, por isso a etapa é chamada de aprendizado e descoberta.

Nessa etapa o consumidor irá aprender mais sobre determinados assuntos do que qualquer outra coisa, por isso os conteúdos mais indicados para o topo do funil são conteúdos para blog, publicações para redes sociais, vídeos e infográficos.

Optando por conteúdos mais simples de serem aproveitados, as chances do consumidor compartilhar, curtir e consumir são muito maiores. Mas, é importante ressaltar que nessa etapa do funil você deve evitar mencionar sobre seus produtos e serviços, já que o seu consumidor ainda não está buscando realizar uma compra.

Meio do funil - Consideração e intenção

Já nessa etapa da jornada de compra, a pessoa já consumiu uma quantidade de conteúdos expressiva e conseguiu entender o real problema que ela está enfrentando. Por isso, chegou a hora dela começar a buscar a melhor solução para o seu caso.

Ainda não está na hora da compra, mas nessa etapa do funil o consumidor já participa mais do engajamento no seu blog e redes sociais, além disso ele já tem um certo conhecimento sobre os temas que você está tratando nas suas páginas. Agora, é o momento de aprofundar mais o conhecimento no conteúdo proposto, por isso além do material já produzido, sua marca pode investir materiais mais ricos, como ebooks, whitepapers, webinars e emails segmentados.

Com esses conteúdos, fica mais fácil conseguir leads, já que você pode oferecer esses materiais citados em troca de dados dos visitantes.

Uma landing page também pode gerar conversões e ainda proporcionar um conteúdo mais interativo. Esse tipo de ação pode ser essencial na hora de gerar leads. E a etapa não para por aí, criar fluxos de nutrição é essencial para manter o interesse desse visitante em alta

Fundo do funil - Avaliação e decisão

Agora que você conseguiu gerar leads de qualidade e ofereceu diversos materiais ricos no seu segmento, eles conseguiram nesse momento entender a melhor solução. E chegou o momento desse lead buscar a melhor empresa para solucionar o seu problema!

Apesar de ser a última etapa ela não é menos importante que as outras, isso porque quando ela não é bem executada a marca pode acabar perdendo esse lead que trabalhou por tanto tempo para a concorrência.

Chegou o momento de produzir conteúdo aliado com os profissionais da área de vendas do seu segmento. Por isso, os conteúdos dessa etapa devem conter: estudo de caso, pesquisa de mercado e apresentação dos produtos com gatilhos mentais.

Com dados pontuais e argumentos embasados você estará mostrando ao seu lead que escolhendo comprar com a sua marca ele estará fazendo um excelente negócios.

O Inbound Marketing, quando feito com responsabilidade e conhecimento, é a melhor ferramenta para que você consiga vender mais e ainda tornar sua empresa uma referência no segmento.

Gostou das dicas?

Seguindo o funil de vendas e a jornada do cliente de forma responsável e com embasamento e conhecimento, com toda a certeza você irá conquistar seu público-alvo e ainda irá conseguir fidelizar esse cliente, assim ele ainda irá indicar sua empresa para outros conhecidos. Por isso,  investir nessa estratégia irá resultar no aumento de vendas, mas com qualidade!

E agora que você já sabe o caminho que deve percorrer para conseguir leads de qualidade, no próximo conteúdo vamos apresentar ferramentas poderosas, que irão ajudar você na implementação do Inbound Marketing.