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A importância do Marketing Digital nas pequenas e médias empresas

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A importância do Marketing Digital nas pequenas e médias empresas

O termo Marketing Digital começou a ganhar destaque no mercado virtual brasileiro com o surgimento e profissionalização de centenas de blogueiros que buscavam expandir os seus negócios virtuais e se consolidarem no Internet Marketing como autoridades e/ou especialistas em determinados nichos.

Entretanto, o Marketing Digital - ao contrário da imagem criada - não se resume a um modelo de negócio ou mesmo a um programa de afiliados, tendo em vista que com sua amplitude abarca várias áreas.

O Empreendedorismo Digital é hoje um dos caminhos possíveis mais viáveis, uma vez que a redução da burocracia oferece mais chances a quem possui força de vontade, determinação e não teme os desafios que podem surgir a qualquer momento.

Todo empreendedor deve considerar isso quando se coloca disposto a implantar um projeto estratégico de Marketing Digital em sua empresa.

Neste artigo, você encontrará os pontos essenciais que devem ser observados, principalmente nos primeiros momentos de implantação do Marketing Digital tanto em pequenas quanto nas médias empresas. Confira a seguir!

Por que empreender na internet?

Você já deve ter ouvido falar em “presença digital”, não é mesmo? Mais do que um termo bonito ele representa uma realidade dos nossos tempos. Após o surgimento e popularização da internet é inconcebível uma vida sem conexão.

De crianças a idosos a maioria das pessoas está on pelo menos uma vez ao dia. E com este cenário é imprescindível que uma empresa que busca uma boa consolidação no mercado esteja também virtualmente presente.

Segundo o autor do Best-seller “HOW: Why HOW We Do Anything Means Everything” (ou, em português, “COMO: Por que o COMO Fazer algo significa tudo... nos Negócios”) Dov Seidman “Em um mundo conectado só vencem aqueles indivíduos e organizações que estabelecem as conexões mais fortes”.

Desta forma, o empreendedor que insistir em ficar off estará perdendo excelentes oportunidades de negócio. Você pode agora estar se perguntando: “Mas, para empreender é preciso estar inserido em um nicho de tecnologia e informática...”. De modo algum, o empreendimento digital é para todas as áreas, nichos e micronichos e por isso é importante que o seu negócio já esteja devidamente inserido neste meio.

Por onde começar?

Quando o empreendedor se conscientiza da importância do Marketing Digital em sua empresa é natural que logo faça essa pergunta. Entretanto, nem todos a “respondem” corretamente, ou seja, não dão os primeiros passos corretos e firmes.

Existe uma parcela de empreendedores que acredita que é só criar um site e contas nas redes sociais para começar a fazer postagens e pronto!

Entretanto, não é por aí, é necessário que trace claramente o perfil do seu projeto, assim como os objetivos, metas e público-alvo. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que se está preparando o chamado “planejamento estratégico” que nada mais é do que um modelo organizacional criado com todas as definições estabelecidas para que a equipe envolvida possa seguir.

Quais são as vantagens de se implantar o marketing digital

De uma coisa é certa: com o surgimento do marketing digital, o marketing e publicidade tradicional precisaram ser reinventados. Até algum tempo atrás, você precisava contar com um bom dinheiro para investir no marketing de sua empresa, afinal quanto mais investia “maiores” eram as chances de ser visto e reconhecido pelas pessoas.

Com o Marketing Digital não, a relação custo x beneficio é baixa e se você trabalha-la bem poderá ter resultados surpreendentes superiores ao modelo tradicional, uma vez que a velocidade de alcance é também maior.

A mensuração é outro ponto bastante positivo, pois se pode medir tudo com grande eficiência. Através de vários mecanismos e recursos como, por exemplo, o Google Analytics é possível acompanhar todo o desenvolvimento de sua campanha e se precisar poderá fazer as alterações e suspensões que julgue necessárias para o melhor aproveitamento.

Outro fator extremamente relevante no Marketing Digital é a capacidade de segmentação de uma campanha onde você define qual é o perfil de público que deseja alcançar, ou seja, você consegue direcionar as suas campanhas e chega a quem realmente está interessado de forma mais rápida e objetiva.

A necessidade de se criar relacionamentos

Quando se pensa em Marketing Digital o termo é facilmente associado a “criação de relacionamentos”, tanto que existe uma vertente conhecida como Marketing de Relacionamentos. Pois bem, com o advento das redes sociais o volume de interações é enorme, pois a cada instante estamos clicando em links, curtindo, deixando comentários ou mesmo compartilhando.

A comunicação é essencial tanto que o Velho Guerreiro (Chacrinha) já dizia na década de 1980 “Quem não se comunica, trumbica”. E o saudoso comunicador estava com a razão, uma vez que sem comunicação não há relação e no caso de uma empresa, não há vendas.

Investir no Marketing Digital nas pequenas e médias empresas nada mais é do que flexibilizar, dinamizar e se aproximar do seu público com o intuito de construir uma boa comunicação.

Ter ou não ter blog

Ter um site da sua empresa é essencial para que o seu público possa te encontrar na internet e acompanhar todas as novidades, mas e o blog? Também. É muito bom quando um site possui o seu próprio blog e lá você pode aprender mais sobre a empresa e/ou seus produtos e serviços.

Quando você cria um blog e o disponibiliza dentro do seu site está auxiliando as pessoas com a geração de informações importantes. Por exemplo, se você tem uma oficina mecânica, possui um site e blog poderá neste escrever posts de dicas sobre conservação de peças e do próprio automóvel, além de novidades no mercado.

Como você viu, o Marketing Digital é uma ferramenta essencial para quem quer crescer e aparecer no mercado. Mas, antes de partir para a ação de fato é recomendável que faça o planejamento estratégico com todos os detalhes importantes a serem seguidos.

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