Carregando...

W Gestão de Marcas

#desenvolvimentodesites Publicado em Atualizado em 08/05/2019

O que é HTTPS e o que a Google acha dele?

Por 3 min. para leitura 4302
O que é HTTPS e o que a Google acha dele?

Fato que o Google a cada dia que passa se preocupa com a segurança de seus usuários, alguns passos dados nos últimos anos, mas, cada vez mais o cerco vai fechando!

Quando você acessa um site, geralmente na barra do navegador fica http://. Essa é a forma do navegador se conectar com o servidor via protocolo e trazer ao usuário as informações de um site.

Parece complicado, mas essa transferência de informação pode ser interceptada, logo, dados como usuário e senha, por exemplo, podem ser facilmente adquiridos. Por isso, saber o que é https é relevante!

Essa é uma solução, criando uma camada de segurança, um certificado SSL para criar uma criptografia enviando essa informação de forma segura. Juntando o HTTP + SSL, você terá o HTTPS, isso lhe garante uma segurança bem considerável na hora de inserir informações e navegar em uma página. Neste post, você entenderá melhor!

O que é https?

De forma resumida, quando você não tem um Certificado, é como enviar uma carta à outra pessoa com a folha exposta, quem pegar a carta poderá ler facilmente todas as informações. Mas quando você tem, é como se escrevesse a carta em uma linguagem que só vocês dois entenderão, além de colocar ela dentro de um envelope lacrado. 

Qual o real funcionamento do https?

De forma simples, quando você acessa um site com https, por exemplo, você verá um cadeado fechado ao lado do endereço, isso garante uma navegação mais segura.

Infelizmente, você não consegue optar em navegar ou não com essa segurança, isso parte do proprietário do site instalar o certificado SSL para manter o site seguro. Abaixo um exemplo:

O que é HTTPS e o que a Google acha dele

Quando você clica no cadeado, pode ver as informações dessa segurança e ter a certeza de que a Conexão é segura. É ideal para lojas virtuais e páginas que coletam dados dos usuários, como em landing pages.

O que a Google acha disso?

Desde 2014, o Google se manifesta sobre a segurança de navegação na web como um sinal de classificação. Inclusive, ao final de 2015, já informaram que o HTTPS começa a ser fator de ranqueamento, ou seja, existirá preferência em sites mais seguros (Indexação de páginas HTTPS por padrão).

Então, se você quer ter um site de melhor performance e tendo mais um fator para melhorar o seu ranqueamento na busca orgânica, é bom pensar em ter o Certificado.

O cerco fechou

Em fevereiro de 2017, nosso amigo Google ao atualizar o Google Chrome, veio com uma funcionalidade que vem sendo anunciada a alguns dias. Agora sites sem HTTPS serão mostrados como "Não Seguro":

O que é HTTPS e o que a Google acha dele

Isso não quer dizer que o site está infectado ou você terá algum problema. Se o site é institucional, por exemplo, aonde o usuário conhecerá mais sobre uma empresa e o máximo que preencherá é um formulário de orçamento, não se preocupe.

No entanto, se nesse formulário estiver pedindo dados sensíveis como dados de documentos ou senha é necessário ficar atento. Dados básicos, como nome, e-mail, telefone e uma mensagem não serão uma preocupação. Porém, se estiver em qualquer site que precise cadastrar os seus documentos ou uma senha, melhor evitar.

Tenho um site, preciso me preocupar?

Caso você seja o dono do site e, por exemplo, seja institucional como mencionado acima, tecnicamente não é um problema. De fato, não tem prejuízo nenhum, mas, para um usuário navegando que seja leigo e não tem essa informação, imagina o que ele pensará quando acessar o site e a primeira mensagem que ele olha é "Não Seguro"?

Sim, você precisa se preocupar com tal situação, pois, o visitante pode, por falta de informação, ficar com medo e sair do site, buscando pelos seus concorrentes para ficar informado ou até adquirir um produto ou serviço.

Como ter um Certificado SSL?

A aquisição ocorre com sua hospedagem. Algumas cobrarão uma taxa anual, outras já entendem a importância e disponibilizam gratuitamente. Contudo, sempre a solução será a contratação junto à sua hospedagem e você precisará entrar em contato com o webmaster que criou o seu site para serem feitas as configurações após a sua contratação para então acessar com https.

Entendida a importância e o que é o https? Se você não tem, é melhor buscar logo pelo seu Certificado antes de perder ainda mais visitantes.

Se não entende nada de configuração de sites, conte com a gente para cuidar das suas páginas na web. Somos especialistas e podemos te ajudar!