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15 elementos no site do seu negócio que não podem faltar

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15 elementos no site do seu negócio que não podem faltar

Você ainda tem dúvidas sobre quais devem ser os elementos no site da sua empresa? Atualmente, esse é o canal com maior potencial de atrair possíveis clientes e precisa ser bem completo para funcionar corretamente.

Para ter ideia, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet no Brasil. Já imaginou quantas oportunidades você perde não investindo em uma página estratégica? Então, confira o que não pode faltar para alavancar a sua marca! 

1. Domínio próprio 

Ter um domínio próprio é essencial para qualquer negócio online, pois é o nome exclusivo que identifica o seu site na internet. Ele é composto pelo nome escolhido para a página e uma extensão, como .com,.org,.net etc. 

Um dos principais motivos para tê-lo é a credibilidade que transmite. Ao invés de utilizar um subdomínio gratuito, como seunegocio.wordpress.com, ter um domínio próprio mostra que você investe em sua presença digital e é um sinal de profissionalismo. 

2. Otimizações 

Esse elemento no site melhora a visibilidade e o desempenho da sua página nos mecanismos de busca, como o Google. Isso significa que, ao aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), você eleva as chances de aparecer entre os primeiros resultados das pesquisas. 

Além disso, aprimora a experiência do usuário no seu site, tornando-o mais rápido, seguro e fácil de usar. Assim, resulta em um aumento na taxa de conversão, ou seja, a proporção de visitantes que se tornam clientes ou realizam alguma outra ação desejada. 

Dentre as técnicas de otimização mais comuns estão a: 

  • utilização de palavras-chave relevantes; 
  • otimização das tags HTML; 
  • melhoria da velocidade de carregamento do site; 
  • otimização de imagens; 
  • adoção de boas práticas de segurança. 

3. Bom design e responsividade 

O site deve ter um design atraente e profissional, transmitindo uma imagem positiva da sua empresa e refletindo a identidade visual. A sua ausência pode afastar os visitantes e afetar sua credibilidade negativamente. 

Além do bom design, precisa ser responsivo, ou seja, ser capaz de se adaptar a diferentes tamanhos de tela e dispositivos, como smartphones e tablets. Caso não seja, dificulta ou impossibilita de navegar em aparelhos móveis, o que leva a uma experiência de usuário ruim e, eventualmente, a perda de clientes em potencial. 

4. Navegação simples 

Outro elemento no site que impacta na experiência das pessoas em encontrar o que procuram com rapidez e facilidade. Se a navegação for complicada ou confusa, pode levar à desistência de explorar as páginas, o que perde vendas e oportunidades de negócios. 

Crie menus de navegação claros e bem organizados, com uma estrutura lógica e boa hierarquia. Também é importante incluir botões de chamada para ação (CTAs) relevantes em lugares estratégicos para direcionar os usuários para as páginas de destino relevantes. 

5. Direcionamento para as redes sociais 

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para promover sua marca e se conectar com o seu público-alvo. Ao direcionar os indivíduos do seu site para esses canais, você aumenta os seguidores, promove seus produtos/serviços e cria uma comunidade engajada em torno da sua marca. 

Além disso, elas são uma fonte importante de tráfego para o seu site. Quando seus seguidores compartilham seus conteúdos nas mídias, você atrai novos visitantes e ganha visibilidade para sua marca. 

6. Página inicial 

A página inicial do site do seu negócio é a primeira impressão da sua empresa online. É fundamental ser bem projetada e direcionar os usuários para as informações mais importantes. 

Ou seja, deve transmitir a mensagem certa e apresentar sua marca da melhor maneira possível, com imagens de alta qualidade, identidade visual etc. 

7. Quem somos 

A página "Quem Somos" é onde você pode contar a história da sua empresa, apresentar sua equipe e valores, e estabelecer sua credibilidade. Serve para seus clientes conhecerem melhor seu negócio. 

Com isso, você pode demonstrar sua competência e estabelecer conexões. Ambos fazem  toda a diferença na decisão de compra dos clientes e, consequentemente, no seu sucesso. 

8. Produtos e serviços 

É nessa página que os visitantes podem aprender sobre os produtos e serviços que a empresa oferece, bem como suas características, benefícios e preços. Por isso, precisa ser organizada de forma clara e fácil de navegar. 

Dessa forma, se torna uma oportunidade para mostrar por que seus produtos ou serviços são únicos e melhores do que os oferecidos por seus concorrentes. É importante destacar os principais benefícios e recursos, incluindo imagens e vídeos para ilustrar essas informações. 

9. Prova social 

A prova social é um gatilho mental que constrói confiança e credibilidade junto aos visitantes. Ao apresentar depoimentos, avaliações e casos de sucesso de clientes anteriores, você fornece evidências concretas de que seu produto ou serviço é efetivo e confiável. 

Com isso, há redução das barreiras para a compra, aumento da retenção de clientes e geração de mais negócios. Além disso, diferencia sua empresa da concorrência, mostrando que tem um histórico comprovado de satisfação do consumidor. 

10. Contato 

É indispensável para receber o contato de potenciais consumidores de forma rápida e fácil. Para funcionar, é preciso conter todos os canais disponíveis, como telefone, WhatsApp, formulário, e-mail ou outras opções. 

Sem essa estratégia, você pode perder clientes. Ela transmite confiança e profissionalismo para o público, pois mostra que a empresa está aberta a receber feedbacks e a solucionar possíveis problemas.  

11. Blog 

Um blog fornece conteúdo útil e relevante para os visitantes, aumentando a sua autoridade no mercado e melhorando a confiança dos clientes em potencial em relação à sua marca. Também é uma forma de aprimorar o SEO, o que ganha destaque na busca orgânica

É possível conquistar esses benefícios ao divulgar novidades e promoções da sua empresa, bem como compartilhar notícias relevantes do setor em que você atua. O objetivo é manter a audiência atualizada e envolvida com sua marca. 

12. FAQ 

A seção de perguntas frequentes (FAQ) fornece respostas rápidas e claras para as perguntas mais comuns. Se for bem escrita e organizada, as pessoas encontram as informações que precisam sem entrar em contato com a empresa diretamente, o que economiza tempo e esforço para ambas as partes. 

Além de não comprometer o trabalho do time de atendimento online com perguntas simples, é ótimo para otimizar o site ao responder dúvidas de forma relevante. 

13. Autoatendimento 

A presença de um sistema de autoatendimento permite solucionar dúvidas e problemas comuns de forma automática, reduzindo a necessidade de interação humana para questões mais complexas. 

O FAQ é um bom exemplo desse tática, mas existem outras opções como chatbot, vídeos explicativos, suporte por e-mail, entre outras. 

14. Venda 

Sem uma página de venda, o seu website não tem uma forma direta de gerar receita. Contudo, ela precisa ser bem estruturada e fácil de usar, para melhorar a experiência do cliente, aumentando a probabilidade de conversão e vendas. 

Basicamente, ela deve incluir informações sobre os produtos ou serviços, preços, descrições detalhadas, imagens de alta qualidade e opções de pagamento seguras. Ainda, precisa ter um processo de checkout rápido e intuitivo 

15. Localização 

Inclua a localização do seu negócio para os clientes saberem onde podem encontrá-lo facilmente, caso precisem se deslocarem até o ponto físico. É uma forma de transmitir segurança e confiança, pois eles sabem que lidam com uma empresa real. 

Todos esses elementos no site são indispensáveis para torná-lo estratégico e atingir os seus objetivos de marketing. Se notou a falta de algum deles nas suas páginas, é hora de atualizá-las para obter sucesso! 

Conte com uma agência especializada para inserir ou repensar nos elementos do seu site empresarial. Entre em contato para receber uma avaliação e orçamento conforme as suas necessidades!