Sempre houve, há e haverá essa batalha dentro de muitas empresas, mas, vem a pergunta: qual o departamento mais importante? Ou qual departamento ganhará essa rixa criada? Vamos entender melhor neste artigo!
Departamento de Marketing
Tem um objetivo bem definido, consolidar a marca em meio a um mercado cada vez mais dinâmico, principalmente agora em meio a crise que nosso Brasil passa, uma coisa não podemos negar, a necessidade do trabalho de marketing para qualquer empresa.
Criar valor em meio ao seu público-alvo, divulgar seu produto/serviço, analisar, criar suas estatísticas, mensurar resultados de cada ação, entre outras ações. Neste sentido, não há dúvidas que esse é o setor mais importante correto? Será?
Departamento de Vendas
Objetivo mais que definido, angariar assinaturas de contrato e trazer a receita para a empresa, estamos falando realmente do dinheiro em mãos, pagar as contas, folha de pagamento, é fundamental o trabalho de vendas em qualquer empresa.
Criar relacionamento com o cliente, vender seu produto/serviço, vender, criar seus relatórios, vender ainda mais, entre outras ações. Neste sentido, não há dúvidas que esse é o setor mais importante correto? Será?
Marketing e vendas: fim da disputa
Acredito que agora chegamos a uma conclusão. Na verdade, se esse pensamento continuar, ninguém ganha, perde marketing, vendas e toda a empresa. Com ou sem crise uma coisa é certa, o marketing tem o seu mérito, como vendas também tem o seu, e um não funciona perfeitamente sem o outro.
Diria que todo vendedor tem seu lado “Marketeiro”, visitar o seu cliente, conversar, convencer, mostrar o seu produto/serviço etc., fazendo consciente ou não. Assim, todo “Marketeiro” tem o seu lado vendedor, convencer a estar em uma mídia, investir em divulgação, você precisa “vender” a ideia. Logo, Marketing e Vendas precisam andar de mãos dadas.
Vendas precisa de contrato e o marketing pode ajudar, e muito, a chegarem cada vez mais rápidos e com qualidade. Vendas pode ajudar a levantar dados para Marketing fazer suas análises e trilhar um caminho cada dia mais assertivo. Então, um depende do outro e pensar diferente disso é levar a empresa para o buraco.
Kotler dá algumas dicas de como melhorar esse relacionamento, como:
- Fazer reuniões entre os departamentos;
- Melhorar a comunicação entre ambos;
- Fazer alguns rodízios para que marketing participe de vendas e entenda a necessidade de verdade, assim como vendas participar de Marketing e ver a importância das suas ações;
- Criar um sistema de remuneração em conjunto, por que apenas o vendedor ter comissões? Marketing não aquece as vendas para o vendedor poder fechar a venda de forma mais rápida?
Sejam essas ou outras iniciativas, não importa, cada empresa adapta conforme sua necessidade, mas uma coisa é certa, unir esses marketing e vendas traz resultados muito surpreendentes para ambos.
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