Muitas pessoas acham que vender é simples e não necessita de técnicas de vendas. Felizmente isso não é verdade! Esse ato requer conhecimento, empatia, didática e, muitas vezes, uma performance.
Algumas empresas no mercado acreditam que vendedores são pessoas que não deram certo na vida e resolveram vender para ganhar dinheiro. Colocam pessoas na área comercial despreparadas de tudo para atender os mais variados perfis de clientes.
Entretanto, mesmo para vender uma caneta, é necessário ter todo um conhecimento para atender o cliente adequadamente, gerando não apenas uma venda, mas uma oportunidade de relacionamento para futuras compras.
Quantas vezes já entramos em uma loja de tinta, pedimos um galão de 18 litros e o vendedor antes de ver se tem no estoque pergunta: “Só isso, ou vai querer mais alguma coisa?”. Clichês para abordagens podem gerar um desconforto para o consumidor, pois, deixa a impressão que a pessoa está incomodando.
São frases prontas como “Se levar outro produto, parcelamos para você”, “Aproveita, é a última peça”, “É melhor levar, esse produto sai muito” ou “Leva mais alguma coisa, se não tiver dinheiro agora, parcelamos em nosso cartão”.
O cliente sai da loja com a sensação de que é um perdido, por isso, essas e outras frases deveriam ser banidas do vocabulário de um vendedor.
Para a venda funcionar de forma agradável, é importante pesquisar o que o cliente está procurando, sempre com a finalidade de agregar valores, sem deixá-lo em saia justa. O mais importante na venda, é deixar o cliente sair com a sensação que encontrou uma pessoa que entendeu a sua necessidade, por isso, listamos 5 dicas que ajudará em suas futuras abordagens.
1. Saber ouvir
Essa técnica é fundamental para o sucesso de toda e qualquer venda. Ajuda a criar um imenso relacionamento entre sua empresa, você e o cliente. Dessa forma, terá um mar de informações para o seu atendimento ser rápido e eficaz.
2. Entender a necessidade
Depois que você deixou o cliente falar tudo o que estava passando em sua cabeça, conseguirá armazenar as informações de forma correta, ajudando no problema em questão. Ele se sentirá melhor, sabendo que encontrou uma pessoa, e não apenas um vendedor.
3. Conhecimento do produto
Após entender a necessidade, é de extrema importância, a indicação do produto correto. Para isso, o vendedor precisa conhecer muito o produto que trabalha, para fazer uma abordagem perfeita. É indispensável que as empresas ofereçam à sua equipe um treinamento de abordagem do produto, vídeos informativos e toda a parte técnica.
4. Proatividade
Depois que ouvimos o que o cliente tem a dizer, entendemos a sua necessidade e conhecemos o produto, não é agradável perguntar “Só isso, ou vai querer mais alguma coisa?”.
Se ele entrou na loja para comprar uma lata de tinta de 18 L, podemos nos antecipar e procurar saber se ele já tem o kit para pintura, se o ambiente será interno ou externo e coisas relacionadas. Sempre temos a oportunidade de mostrar que a visita dele é muito importante.
5. Reputação
Em todos os momentos da sua carreira, o vendedor precisa ser muito claro e sincero, para não fazer uma única venda em sua vida. Não seja apenas um funcionário, mas sim um profissional, passando confiabilidade. Dessa forma, seja qual for a empresa que estiver trabalhando, o seu antigo cliente sempre o acompanhará.
Deixe de lado todos os clichês existentes em nossa área comercial, faça sempre o melhor! E é aperfeiçoando as técnicas de vendas que se aprende a manter um cliente e a conquistar um novo.
Ainda tem dúvidas? Comente o que você quer saber sobre vendas e responderemos a você!