Essa é uma dúvida bem comum, já que é uma ação que faz parte do planejamento de muitas empresas há mais de 20 anos e muitos consideram saturada. Mas, ao contrário disso, é a base para qualquer empresa que deseja começar a vender no digital.
Mesmo que muita coisa tenha mudado ao longo do tempo, o investimento nessa tática traz inúmeros benefícios tangíveis e intangíveis que todos querem.
Potencial ilimitado
Muitas palavras-chave são colocadas em lances todos os dias, e para alcançar determinado grupo demográfico, tudo o que você precisa fazer é adicionar os termos certos à sua campanha. Se estiver dentro do orçamento, é possível ampliar os lances e atrair cada vez mais cliques.
Resultados rápidos
Ao contrário do marketing de conteúdo, que leva tempo para colher os frutos das estratégias, o Google Ads gera resultados muito mais rápidos. Muitas vezes, assim que lança um anúncio, você já pode ter retornos positivos em seguida.
Conexão na hora certa
Pelo fato de os anúncios ser exibidos no momento exato que os consumidores buscam pelo produto ou serviço, é possível atingi-los na hora certa, quando estão propensos a converter. Ou seja, a sua empresa será exibida quando estiverem prontos para seguir no funil de vendas.
Acesso a mercados específicos
O Ads facilita o direcionamento do seu anúncio para aqueles que você quer alcançar em praticamente todos os contextos que desejar. Por exemplo, se atua localmente e quer atingir apenas os moradores da região, é viável anunciar apenas para eles. Ou, se atende mundialmente, também é possível aparecer para as pessoas certas.
Vários formatos para escolher
Antigamente, a plataforma permitia apenas publicidade em textos, mas, hoje em dia, são diferentes formatos para escolher. É possível adicionar recursos visuais, mapas interativos, botões adicionais e muito mais. Se você imaginar uma forma de divulgação específica, terá recursos à disposição para criá-la.
Fácil mensuração
Por ser uma ferramenta digital, você pode acompanhar como estão os resultados desde o lançamento de uma publicidade. Dentre as métricas para serem analisadas, estão:
- índice de qualidade;
- custo por conversão (CPC);
- taxas de cliques (CTR);
- volume de pesquisa da palavra-chave;
- classificação.
Você pode verificar todos esses dados vinculando sua conta do Google Analytics à do Google Ads. Assim, é possível coletar informações em tempo real e vender muito mais, de maneira contínua, devido a tomada de decisão mais inteligente.
Várias formas de nivelar a concorrência
O mercado atual possui diferentes tipos de negócios, desde pequenos até multinacionais. Com os anúncios no Google você pode nivelar a disputa com a concorrência de qualquer tamanho, pois a plataforma é democrática e exibe os melhores anúncios conforme a qualidade e relevância para os usuários, e não de acordo com dimensão no nicho.
Possibilidade de recapitular antigos visitantes do site
Através de uma estratégia chamada remarketing você pode apresentar seus produtos ou serviços para antigos visitantes do site. Por exemplo, se algum deles adicionou determinado item no carrinho, mas não concluiu a compra, você pode impactá-lo novamente e lembrá-lo de comprar o que tanto deseja.
Diversos nichos podem disputar
Não importa o segmento que atua, todos têm a oportunidade de atingir o seu público-alvo, afinal, todos usam o maior buscador do mundo e estão suscetíveis a receber publicidades. Isso é válido até para nichos como o da educação e de saúde, mas é necessário alguns cuidados na hora de planejar sua divulgação conforme órgãos reguladores, como o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Com todos esses benefícios, uma coisa é certa: ainda vale muito a pena anunciar o negócio no Google Ads em 2023. É uma excelente forma para aparecer para sua audiência com rapidez, praticidade e investindo pouco, se comparado com métodos mais tradicionais.
Se você quer começar as suas campanhas, não deixe de conhecer os erros mais comuns aplicados em estratégias de tráfego pago e como evitá-los!