Keyword
Realmente saber qual é a melhor palavra-chave, a que trará melhor retorno não é uma tarefa fácil, mas, existem sim algumas ferramentas que podem lhe ajudar, porém, não basta usar as ferramentas, você precisará de algumas noções e estratégias antes de escolher.
Pense o Contrário
Vejo muitos inserindo diversas palavras de forma que o cliente precisa ser obrigado a pesquisar daquela forma e não é bem assim que funciona, acredite em mim, já vi cada termo de pesquisa que você não acreditaria, impossível você pensar em tudo, claro, mas, pensa como o cliente, se você vende Sapatos, por exemplo, acha que a pessoa irá colocar Sapatos e pronto! Se você fosse comprar um sapato, como buscaria? Pense como você faria essa pesquisa para então começar a escolher as palavras.
Seja Prático
Sabe quando você vai fazer uma pesquisa e quando começa a digitar o Google “por milagre” abre uma caixa e começa a te mostrar algumas opções de pesquisa? Vai me dizer que nunca clicou nelas? Então, utilize esse artifício para também escolher suas palavras e expressões, começa a digitar o seu produto e/ou serviço e veja as sugestões que o Google da, com certeza pessoas que irão procurar o que está vendendo irão se aproveitar dessas sugestões.
Planejador de Palavras-Chave
Nome lindo né! O Google disponibiliza dentro da conta do Adwords na aba de Ferramentas e Análise o Planejador de Palavras chave, nele, você irá colocar uma palavra ou expressão e o Google irá te mostrar tanto aquela palavra quanto outros termos referentes ao que buscou, trará também alguns dados de concorrência dessa palavra e a quantidade de buscas que ela tem mensalmente.
Não esqueça, antes de clicar em obter ideias, você tem algumas segmentações, se irá anunciar apenas em uma cidade, estado, ou fatia específica, coloque ali também, senão, irá ver dados do Brasil inteiro e isso não irá te ajudar em sua busca.
Google Trends
O Google tem um site que mostra a tendência das buscas no Brasil e no Mundo, é uma ótima ferramenta para você buscar alguns termos e entender como estão atualmente, se estão caindo nas buscas, se tem tido picos, é bastante interessante e vale a pena conferir. http://www.google.com/trends/
Não se Engane
Alguns detalhes que você precisa se atentar antes de colocar realmente aquela palavra para funcionar.
Use Expressões
Colocar apenas uma palavra simples, por exemplo, “Sapatos” deixa muito ampla, você vende sapatos femininos e nas buscas você ira aparecer quando alguém pesquisar como colar um sapato, sapato de palhaço, entre outros, insira expressões mais completas do tipo, Comprar Sapatos Femininos ou Venda de Sapatos Femininos, isso afunilará a sua busca para pessoas que realmente estão querendo comprar, evite palavra só e abuse de expressões.
Palavra Milagrosa
Não se alegre ao ver uma palavra que tem 10 mil buscas no mês, não é por ter tanta busca que ela é boa, realmente se encaixa no seu segmento, pode ser a palavra “Sapato” com 10 mil buscas, será que traria mesmo resultado positivo para você?
Garimpe
Procure palavras mais segmentas, as vezes aquela com apenas 100 buscas no mês inteiro pode ser uma ótima opção, apesar de ter pouca busca, as vezes é uma palavra muito específica e quem a usa sabe o que está procurando, afinal, você quer ver números na sua conta do Adwords ou números em $ entrando na sua empresa? Foque na qualidade e não na quantidade.
Depois de tudo isso, claro, você vai começar a monitorar e saber quais realmente traz ou não retorno, quais valem a pena, quanto custa uma conversão para você, mas, isso tudo será assunto para outro tópico.