W Gestão de Marcas

Você sabe o que é e para que serve o Google Analytics?

O Google Analytics, é uma ferramenta da gigante das buscas que traz informações muito relevantes para o seu entendimento e tomadas de decisões. A seguir, você entenderá mais sobre a plataforma e como pode usá-la!

O que é o Google Analytics?

Basicamente, é um código inserido no seu site que monitora o comportamento dos visitantes do seu site. Não capta nenhum tipo de dado pessoal, como nome, e-mail ou telefone, essas informações realmente são anônimas.

Para que serve?

Você sabe o que é e para que serve o Google Analytics?

Visão geral da Ferramenta

De forma resumida, o único intuito é trazer dados para analisar como o seu visitante navega, aonde ele mais clica, entre outros detalhes. Isso ajuda muito a atualizar o seu site e identificar oportunidades.

O que posso saber sobre o meu visitante

Alguns exemplos de informações que você consegue analisar com o Analytics:

  • Quantas visitas o seu site recebeu em um determinado período que você escolhe;
  • Dessas visitas quantos são novos visitantes e quantos estão retornando ao seu site;
  • Cada visitante quantas páginas visitou e qual o tempo médio que ele ficou em seu site;
  • Informações demográficas, terá ideia de quais estados mais acessam o seu site;
  • Sabe a porcentagem que é visualizada de um computador ou smartphone;
  • Quais páginas recebem mais ou menos visitas;
  • Quais páginas tem maior entrada em seu site e quais páginas tem maior saída;
  • Velocidade de carregamento do seu site em alguns navegadores;
  • Dezenas de outras informações…

Se fosse colocar em tópicos tudo o que é possível um artigo não seria suficiente. Agora, imagine com essas informações você pode melhorar uma página que dá maior vazão do seu site, otimizar ou dar prioridade a um desktop ou smartphone, verificar o fluxo de visitas, dezenas de ideias para melhorar e trazer a cada dia mais visitantes para a sua página.

Você sabe o que é e para que serve o Google Analytics?
Exemplo do fluxo de comportamento do usuário

Outro exemplo importante é criar regras para que o Analytics acompanhe uma solicitação de orçamento. Você pode determinar que ao entrar na página de contato e em seguida ir para uma página de agradecimento, seja contabilizada uma meta por essa ação. Ao final do mês você consegue mensurar quantas solicitações você obteve.

Falar sobre o Google Analytics é bem abrangente, aqui apenas para ter ideia da sua aplicação e seus benefícios e para saber, é uma ferramenta totalmente gratuita. É essencial para a vida de um site, por isso, por padrão, não existe custo adicional e é inserida em todos os nossos projetos.

Gostou da ferramenta? Compartilhe com sua rede de Network e leve a eles essa informação muito importante!

[ATUALIZAÇÃO]

Agora o Google disponibizou uma Academia para que possa estudar e se aprofundar mais no Google Analytics, os vídeos são em Inglês, mas, todos estão legendados para o Português, segue o link: https://analyticsacademy.withgoogle.com.

Veja também:

9 estratégias de marketing para usar em pequenas e médias empresas

9 estratégias de marketing para usar em pequenas e médias empresas

Sabemos que ser uma pequena e média empresa pode ser desafiador, e quando se trata de criar estratégias de marketing, intensifica mais ainda.

10 estratégias no Google Meu Negócio para usar a favor da sua empresa

Mais do que ter um perfil, saber definir as estratégias no Google Meu Negócio é indispensável para fazer seu marketing funcionar da maneira

Google Meu Negócio: sua empresa encontrada com rapidez

Sabemos que atualmente estar presente online é essencial para o sucesso de qualquer empresa local. Uma ferramenta que tem se destacado nesse cenário
plugins premium WordPress