Quando você hospeda um site, o servidor concede a você um IP composto por alguns números, algo parecido com 185.912.332.12. Esse é o identificador do seu site, seria algo parecido com o seu CPF, mas não é informado no dia a dia aos visitantes.
Os domínios vieram para facilitar essa situação, daniloperes.digital.com.br é o nosso domínio, por exemplo. Graças a ele, fica fácil você gravar, anotar ou divulgar o site da empresa, e quando comprado e configurado, ele leva para o IP correto sem a necessidade de lhe mostrar os números.
Os domínios são compostos por um nome que você criar e uma extensão que diz algumas coisas, vamos ao exemplo:
- daniloperes.digital: nome criado por nós;
- .com: quer dizer que é um domínio de Atividades Comerciais;
- .br: diz que é um domínio comprado no Brasil.
Existem diversas extensões, .com.br, .com, .net.br, .org.br e novas que poucos conhecem, por exemplo, .blog.br, .adv.br, .bmd.br, etc. Você pode consultar uma lista de extensões no Brasil direto no site do Registro.br. Enquanto isso, continue a leitura para entender mais do assunto!
Aonde comprar o meu domínio?
O órgão responsável aqui no Brasil pelas vendas de domínios é a Registro.br. Então você pode pensar que compra na Locaweb, Uol, Godaddy, entre outros, mas saiba que eles compram no site principal.
A maioria das empresas de hospedagens quando você compra faz o seu cadastro junto ao Registro corretamente. Algumas compram o domínio em nome da própria hospedagem e isso é ruim.
Comprar na fonte com os dados corretos é indispensável, pois, caso uma hospedagem ou agência compre para você, mas, com os dados deles, saiba que esse domínio não é seu e a qualquer momento eles podem retirar do ar.
Existem extensões de outros países que você também pode comprar. Nesse caso, a Registro não faz esse trabalho, mas, você pode comprar na Locaweb, UolHost, Godaddy e terá uma infinidade de extensões que poderá escolher.
Como escolher um bom domínio?
O ideal é optar por nomes foneticamente fáceis de pronunciar e curtos suficientes que possam ser gravados. Por exemplo, daniloperes.digital.com.br é fácil de gravar e falar, r7.com, globo.com etc.
Lembre que quando compra um domínio, poderá utilizar e-mails também com ele para ficar mais profissional, como contato@agenciar3.com.br. Então, se utilizar algo complicado, além de não ser fácil de gravar e acessar, quando você dizer o seu e-mail, isso pode lhe trazer dificuldades também.
Qual a melhor extensão para comprar?
Não existe a melhor extensão, você pode escolher o que agradar. Aconselhamos trabalhar com o comum quando se trata de empresa, pois a cultura brasileira já conhece .com.br, .com, .net.br e alguns outros. É até muito comum você diretamente já digitar o nome da empresa acrescido de .com.br, então, dê preferência para esse tipo de extensão.
Mas, também não pode ser descartado as outras, como mencionado. Então, se eu tiver um blog, não teria problema algum em criar um blog com nomeescolhido.blog.br, por exemplo.
Qual custo terei?
Existem variações dependendo da extensão que você escolhe e aonde compra. Em média, as mais simples como .com.br, você comprará no Registro.br por R$ 30,00 ou R$ 40,00 por ano.
É um valor relativamente baixo para sua utilidade, então, quando for criar uma empresa, mesmo que não faça um site ou não utilize um e-mail personalizado, pense em já comprar e garantir o nome que deseja, pois, não é fácil localizar um bom domínio.
Existem hospedagens que dão o primeiro ano do seu domínio em troca da compra com eles um serviço de hospedagem junto. Pode ser interessante caso venha realmente escolher eles, mas, cuidado para isso não ser um problema futuramente, pois, escolher uma boa hospedagem também fará toda a diferença para o seu negócio.
Felizmente, você sabe o que é um domínio e está preparado para adquirir o da sua empresa. Faça uma pesquisa das melhores palavras-chave, extensões e plataformas de compra antes de fazer sua aquisição.
Deixe o seu site nas mãos de quem entende do assunto. Fale com a gente para cuidar da sua presença digital!