Responsividade é o ato dos elementos do seu site se adaptarem à tela de qualquer dispositivo, seja um computador, tablet, celular, televisão, entre outros, ajustando esse conteúdo para uma melhor visualização e navegação.
Convenhamos, acessar um site através de um smartphone e precisar ficar diminuindo e aumentando a tela para navegar é a coisa mais chata do mundo, não é mesmo?
Algumas dicas a seguir ajudarão a entender melhor e a entender a importância de contratar uma agência adequada para desenvolvimento do seu site de forma responsiva. Confira!
1. Criar um site responsivo custa mais caro?
Isso depende da agência ou do profissional contratado, pois alguns não realizam essa cobrança como algo adicional. Aqui na agência, ser responsivo não é uma opção que pode ser ou não inserida, todo site construído nos dias de hoje, obrigatoriamente deveriam ser elaborados já de forma responsiva e sem custo adicional ao projeto.
2. Preciso ter um site responsivo?
Com toda a certeza. Para ter ideia, desde o dia 21 de abril de 2015, o Google inseriu como requisito para posicionamento a questão do site ser responsivo. Afinal, mostrar o resultado de uma página que pode se adaptar a qualquer dispositivo é o mínimo que uma boa busca deveria mostrar, além do uso de smartphone ter crescido muito nos últimos anos.
3. Posso transformar o meu site em responsivo?
Geralmente é bem complexo transformar um site já existente e pode ser inviável financeiramente, dependendo da situação. Se você tem um site a mais de 2 anos, vale a pena já pensar também em refazê-lo com um layout mais moderno, atual, e claro, responsivo.
4. Como posso descobrir se o meu site é responsivo ou não?
Uma forma bem simples é acessando por qualquer dispositivo móvel e verificando se ele se adaptou coerentemente à tela. Outra alternativa é usar a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.
5. Quais são os dados sobre dispositivos móveis?
Que estão crescendo o número de usuários no Brasil isso é fato, mas, observe os números. Segundo o levantamento da FGV, o Brasil tem 352 milhões de dispositivos portáteis. Ou seja, mais do que o total de habitantes, de 214 milhões.
6. Qual a economia para criação de um novo site?
Como mencionado, se o seu site é muito antigo, está defasado e não é responsivo, pondere investir em outro mais moderno e atual, completo e que mostre todo o seu trabalho, sua gama de produtos e que esteja organizado.
Procurar uma boa agência auxiliará a construir o seu site e com valores reduzidos, adaptando a sua necessidade ao projeto. Não pense em pedir para o seu sobrinho ou o tio da esquina fazer apenas para você economizar, esse não é o tipo de produto que você compra hoje e outro na próxima semana.
Mostre que você está preocupado com as pessoas que estão navegando em sua página com um site responsivo, com bons conteúdos e de forma agradável. Isso mostrará o seu respeito por eles e, principalmente, o seu profissionalismo e não algo amador.
Conte com a nossa equipe para ter o seu site responsivo quanto antes. Esse é o cartão de visitas da sua empresa, portanto, invista sem medo!