A Google não para de aprimorar suasferramentas! Sempre houve a possibilidade de verificar se o seu site é responsivo ou não, porém, recentemente a gigante das buscas resolveu liberar a sua mais nova ferramenta para que você possa saber se o seu site é responsivo ou não.
Apenas para lembrar, site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tela de celular, tablete, televisores com acesso à internet, notebooks, computadores desktops e qualquer dispositivo que você possa acessar à internet. Falando de forma clara, o seu site “responde” a qualquer tela que for apresentado, lembrando, responsivo não é site mobile 😉
Para entender melhor, você também pode acessar o nosso artigo que dá 6 dicas sobre site responsivo.
Nos Estados Unidos, 94% da população que usam um smartphone buscam informações locais por ele e curiosamente, 77% dessas buscas acontecem no trabalho ou em casa, estranho não? Justamente onde você tem um PC disponíve. A facilidade mobile está levando a população a usar o seu smartphone a cada minuto e a realidade brasileira não deve estar tão longe disso.
Hoje, ter um site responsivo pode lhe ajudar no posicionamento para SEO, melhora a navegação do seu usuário criando uma experiência maior de usabilidade e juntando melhor experiência com técnicas que a Google gosta, com toda a certeza você pode chegar a bons resultados para a sua empresa.
Voltando a falar sobre a ferramenta, ela faz a leitura do seu site e mostra se a Google vê ou não o seu site como opção a ser utilizada em smartphones, veja exemplo:
Apesar da Google não dar preferência a sites feitos com URL separadas ou dinâmicos (claro, sendo devidamente configurado) ela se manifesta informando que “Design responsivo é o padrão de design recomendado pelo Google.”
De forma simples, ao acessar o site, você coloca a URL do seu site e inicia a verificação, irá abrir um box para evitar que robôs estejam utilizando o sistema aonde pedirá para dar um clique e começar a verificação.
Após a verificação, o resultado lhe mostrará se o site é compatível com dispositivos móveis, se é compatível, mas, existem detalhes que precisam ser melhorados (e mostrará quais serão esses detalhes) ou se não é compatível, claro que essa seria a pior situação para o seu site, lembrando que é um dos fatores de ranqueamento.
Teste pelo menos duas ou três URLs do seu site. Apesar de ser comum, existem empresas que criam o site e apenas a sua página inicial deixa responsiva e quando se acessa uma URL interna isso não acontece.
Além disso, existem as próximas etapas, nas quais, dependendo do resultado a Google te mostra para ajudar, por exemplo: o relatório de usabilidade, que irá lhe mandar para o Search Console, se houver erros irá lhe dar algumas sugestões de como corrigir, ir para o grupo de discussão para tirar dúvidas ou postar comentários, entre outras possibilidades.
Link para a ferramenta: https://search.google.com/search-console/mobile-friendly
E então, o seu site é responsivo? Não? Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento.
Referências:
https://developers.google.com/webmasters/mobile-sites/?utm_source=MFT2&utm_medium=incoming-link&utm_campaign=MFT2#why
https://developers.google.com/webmasters/mobile-sites/mobile-seo/#choose_your_mobile_configuration