De forma geral, há duas formas de marcar presença na primeira página do Google, o maior gerador de cliques da internet, com quase 90 bilhões de buscas mensalmente: por links patrocinados (Google Ads) e por meio do resultado orgânico. Entenda mais sobre a segunda opção!
Como colocar seu site no Google de forma paga?
Como o próprio nome sugere, o link patrocinado consiste em investir quantias em palavras-chave que o usuário pesquisa para aparecer o link do site. Ou seja, essa é a forma paga de ser exibido aos potenciais clientes.
Funciona assim: por meio da ferramenta Google Ads é configurado o anúncio de acordo com o público-alvo pretendido e a palavra-chave escolhida. É feito um leilão virtual para decidir o valor atribuído à palavra que será descontada toda vez que o link for acessado, conhecido como sistema PPC – Pague por Clique.
Como colocar seu site no Google de forma gratuita?
Já a busca orgânica funciona de forma completamente diferente. Não há nenhum patrocínio quanto a palavra-chave atribuída ao conteúdo do site, este aparece nas primeiras páginas de busca por relevância.
Funciona da seguinte forma: os motores de buscas do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores realizam uma análise de acordo com alguns parâmetros já pré-indicados em todo o conteúdo indexado ao site (Autoridade e Relevância). Com isso, é elaborado um ranking de acordo com a relevância que esses sites possuem relacionado a palavra-chave que o usuário digita na busca.
O posicionamento de um site quando conseguido por meio orgânico normalmente é duradouro, pois este é relevante ao assunto que consiste na palavra-chave. Diferente do anúncio do link patrocinado que pode durar apenas dias ou até horas, dependendo da concorrência atribuída e do valor investido.
Como tornar o site relevante?
É por meio das técnicas SEO (Search Engine Optimization) que o site concorda com os parâmetros e especificidades exigidas pelos motores de busca do Google e de outros buscadores. Será por meio da técnica que tanto o desenvolvimento, indexação de páginas e conteúdo produzido estarão preparados para serem relevantes as buscas.
Um site preparado para a busca orgânica deve seguir os passos de reestruturação, com inclusão de páginas que serão indexadas com o conteúdo das palavras-chave, que deverão ser escolhidas previamente de acordo com o segmento de atuação da empresa. Depois, o site deve ser parametrizado com os indicadores do Google e outros buscadores, claro, isso resumidamente.
Assim, gradualmente e com atualizações constantes, a página na web aparecerá de forma orgânica nas buscas, podendo chegar à primeira página e até à posição zero (featured snippets).
Entendeu o que é a busca orgânica e como ela é importante para qualquer empresa se destacar dos concorrentes? Aplicando as técnicas corretamente, é possível obter visitantes qualificados e converter ainda mais.
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