Descubra se a sua empresa ainda tem uma boa estratégia de SEO

Os motores de pesquisa e a própria internet evoluíram e precisaram se adaptar a novas necessidades dos usuários. Junto a isso, as marcas que querem se destacar precisam estar antenadas nas práticas certas para estarem à frente da concorrência. 

A seguir, você verá quais são os aspectos ideais para otimizar suas páginas na web com eficiência e alcançar esse objetivo! 

O que é uma boa estratégia de SEO?  

Uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português) é aquela que visa melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânica dos principais mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo. 

E não para por aí. É aquela que reúne os recursos necessários para atingir os resultados do projeto de maneira sólida, entendendo que não há uma receita única que atenda a todo tipo de negócio. 

Em outras palavras, esqueça as métricas de vaidade, como o número de aumento de visitas. Afinal, não há motivos para considerar uma multidão de visitantes se eles não convertem em vendas, por exemplo. O trabalho de SEO vai além do que levar pessoas até o seu site. 

Qual é a base de uma boa estratégia de SEO? 

As práticas de otimizações podem acontecer de algumas formas. Dentre elas, destacamos as principais a seguir! 

SEO On page 

Refere-se às práticas de otimização de conteúdo e elementos dentro de uma página da web. Isso envolve fatores como o título da página, meta descrição, uso de palavras-chave, tags de cabeçalho (H1, H2, H3 etc.), estrutura de links internos e externos, imagens e vídeos, tempo de carregamento da página, entre outros. 

Isso tudo garante que o conteúdo da página seja relevante e fácil de ser rastreado e indexado pelos motores de busca. Além disso, oferece uma melhor experiência para os usuários, o que pode resultar em maiores taxas de engajamento e conversão. 

SEO Off-Page 

São as práticas que ocorrem fora das páginas web, como a criação de links de outros sites para o site em questão, o que é conhecido como link building. 

Essa estratégia é vista pelos mecanismos como uma espécie de “voto de confiança”, indicando que o conteúdo é relevante e útil. Por isso, quanto mais links de qualidade apontarem para o website, maior a sua autoridade e relevância. 

Há outras ações, como a participação em redes sociais, a criação de material de qualidade para outros sites (guest posts), entre outras formas de aumentar a visibilidade e, assim, melhorar sua classificação nos resultados do Google. 

SEO Técnico 

Concentra-se nos aspectos técnicos do site para melhorar sua classificação. Ele inclui uma série de tarefas que visam melhorar a estrutura, facilitando o rastreamento e a indexação das páginas, como: 

  • configuração correta do arquivo robots.txt e do sitemap.xml; 
  • verificação da velocidade de carregamento do site e otimização de elementos que podem afetá-la, como imagens e códigos; 
  • avaliação da compatibilidade do site com dispositivos móveis; 
  • garantia que as URLs sejam amigáveis e sigam as melhores práticas de SEO; 
  • configuração correta de redirecionamentos e tratamento de erros 404; 
  • análise da hierarquia de conteúdo e a organização de links internos; 
  • verificação da segurança do site, como a instalação de certificados SSL e a configuração correta de permissões de arquivos e pastas. 

Se o site não estiver configurado corretamente, o Google pode ter dificuldade para classificá-lo. Além disso, problemas técnicos podem levar a uma experiência ruim para o usuário, o que pode afetar negativamente a taxa de rejeição e, consequentemente, o seu posicionamento. 

O que considerar em uma estratégia de SEO? 

As abordagens usadas dependem dos objetivos da marca, mas existem considerações importantes que todo negócio deve fazer. Confira! 

Foco na experiência na página 

É a priorização da experiência do usuário ao visitar uma página da web, considerando como eles interagem e se a experiência é agradável e intuitiva. 

Algumas das práticas comuns de SEO UX incluem: 

  • criação de conteúdo de alta qualidade e relevante; 
  • facilitação da navegação do site com uma arquitetura de informação clara e intuitiva; 
  • garantia que a página seja compatível com dispositivos móveis; 
  • uso de design e layout visualmente atraente e fácil de usar; 
  • redução de pop-ups e outros elementos irritantes que prejudiquem a experiência. 

Consideração dos atributos E-E-A-T 

Os atributos E-E-A-T são um conjunto de características que o Google considera importantes para determinar a qualidade de um site. Eles são particularmente relevantes para aqueles que abordam temas relacionados à saúde, finanças e outros tópicos que podem afetar a vida das pessoas. 

E-E-A-T é a sigla para: 

  • Expertise (Expertise): o conhecimento do autor ou da equipe responsável pelo conteúdo. 
  • Experiência (Experience): a especialidade e experiência do autor sobre o assunto. 
  • Autoridade (Authoritativeness): a reputação do site e do autor do conteúdo. 
  • Confiança (Trustworthiness): a credibilidade do site e do conteúdo. 

Ao usar cada item, você garante ser percebido como uma fonte confiável e de alta qualidade pelos usuários e pelos mecanismos de pesquisa. A melhoria deles pode ajudar a aumentar a classificação nas SERPs e a construir uma reputação sólida ao longo do tempo. 

Estruturação de conteúdos e links 

Outro ponto importante é providenciar linkagens entre os textos do blog para melhorar a experiência dos usuários e garantir mais acessos a assuntos relacionados ao post principal. É o que chamamos de Topic Clusters, quando trabalhamos em dois tipos de conteúdos: 

  • os posts pilares, com as informações completas sobre um tema; 
  • os clusters, com materiais complementares inseridos nos posts pilares. 

Relevância de palavras-chave e intenção de busca 

As palavras-chave usada precisam ser úteis para o resultado que busca. Por isso, a escolha precisa ser embasada na intenção de busca do público-alvo, além do volume. 

Uma das opções para identificar isso são os trechos em destaque na seção “as pessoas também perguntam”, no Google. Com base nisso, você descobre como suas personas costumam buscar por seus produtos ou serviços e usar isso a seu favor na hora de escrever um conteúdo. 

Backlinks e menções 

Monitore constantemente de onde vem as menções para o seu site. A ideia é prevenir ações que podem prejudicá-lo, como links spans ou de sites com conteúdos inadequados. O foco é obter citações de portais relevantes, que agregam na sua autoridade. 

Uma boa estratégia de SEO é mais do que encontrar as palavras-chave certas e criar blogposts. É um esforço que ocorre interna e externamente em qualquer site que deseja crescer a sua visibilidade hoje em dia. 

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