8 principais técnicas para otimizar sites

Essa otimização pode ser feita interna ou externamente, mas sempre prioriza dois fatores importantíssimos: o público-alvo e o que os motores de busca consideram relevantes para o posicionamento nas SERPs.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo completo para potencializar o desempenho de todas as suas páginas e torná-las atrativas. Preparado? Continue a leitura e anote todas as dicas a seguir!

1. Palavras-chave

A otimização de sites começa com um bom planejamento de palavras-chave, conforme as pesquisas e relevâncias para a sua audiência. Tanto uma página institucional quanto um e-commerce precisa empregar termos estratégicos.

Esse é um dos principais critérios para os mecanismos de pesquisa colocar os sites em ordem de relevância nos resultados de busca. Ou seja, o sistema de colocação depende do termo digitado pelo usuário.

Para isso, defina quais são aqueles mais procurados pelos seus potenciais clientes e faça uma lista com os principais, baseando-se no comportamento deles. Trabalhar em cima desses interesses é o que posiciona sua marca nos primeiros links.

2. URL estratégica

Outro elemento que influência no seu site é a URL. Ela precisa ser padronizada e bem organizada, para facilitar a memorização da frase e digitação pelos usuários que desejam acessá-la.

Embora as pessoas não costumam digitar na barra de pesquisa, ainda, os buscadores consideram esses endereços indispensáveis para ranquear. Para isso, é necessário um planejamento para o link ser limpo e prático, sem caracteres especiais ou números excessivos. Por exemplo, a URL deste artigo é elaborada por categoria, título e palavra-chave.

3. Imagens otimizadas

As imagens também fazem parte desse trabalho, pois impactam diretamente na experiência dos visitantes. Ao mesmo tempo que não podem ter uma qualidade ruim, devem ser leves, para não afetar a velocidade de carregamento da página.

Em outras palavras, esse tipo de conteúdo complementa a sua comunicação, mas, se não for bem planejado, pode representar abandono do seu site e perda nas vendas, ou outro tipo de conversão.

Para evitar a parte negativa, use ferramentas para não deixar as imagens tão pesadas. Dentre as principais para compressão, podemos destacar as seguintes:

  • Trimage (gratuita);
  • Gimp (gratuita);
  • Adobe Photoshop (paga);
  • ImageOptim (gratuita);
  • Paint.NET (gratuita).

4. Uso de link building

O uso de links é uma das estratégias mais eficientes para ser considerado autoridade pelo Google. Quando falamos em link building, citamos aqueles que direcionam o tráfego orgânico para o seu site, especificamente para outros blogs posts.

Essas URLs podem ser externas ou internas, mas, neste caso, geralmente são aquelas conquistadas de outros endereços na web. Isso mostra a sua popularidade diante do mercado e faz com que seja visto como uma boa referência, isto é, um destaque na sua área.

Use conteúdos relevantes de outros endereços confiáveis e também faça guest post, que são artigos de colaboração com outras empresas. Se você quer ser mencionado, comece a usar o marketing de conteúdo e forneça informações úteis e transparentes, para serem usadas como fontes por outros negócios.

5. Aplicação de heading tags

As heading tags são as hierarquias dos seus conteúdos, mais conhecidas como H1, H2, H3, H4 etc. Elas servem para estruturar e organizar uma página de forma clara, melhorando a navegação dos leitores e dos motores de busca.

É uma sinalização de qual é a importância de cada informação, sendo o H1 o mais importante (título) e o H6 o de menos consideração. De modo geral, é uma estratégia para direcionar a leitura do texto e serve como SEO (Search Engine Optimization).

Neste texto, por exemplo, o título é o H1 e os tópicos enumerados são os H2. Se houvesse outros subtítulos, seriam o H3 e assim por diante. Tudo depende do arranjo de dados sobre um assunto.

6. Aposta em vídeos

Sabia que os vídeos são considerados uma tática de otimização? O algoritmo dos mecanismos de busca entendem que o site possui maior relevância e proporciona experiências mais completas aos usuários. Isso porque esse é o tipo de publicação favorita dos internautas devido ao aprendizado dinâmico e rápido.

Nesse contexto, use esse formato de conteúdo junto a um artigo. Assim, a sua publicação será de qualidade e alcançará mais engajamento com o público, o que aumenta a sua relevância e, por consequência, melhora a sua posição nas SERPs.

7. Performance

A performance do seu site está relacionada a dois fatores: a responsividade e a velocidade de carregamento. Ambos influenciam na exibição do seu site entre os melhores resultados de pesquisa devido ao impacto no acesso do visitante.

Enquanto a responsividade diz respeito a adequação dos elementos para os diversos tamanhos de telas, podendo ficar confusos se não for bem estruturado, o tempo de carregamento afeta a permanência do público.

Como as pessoas procuram por respostas em grande escala por smartphones e não possuem paciência para esperar muito, é interessante ajustar muito bem esses dois componentes. Assim, a navegação é intuitiva, clara e rápida, tornando seu site referência em qualidade.

8. Auditoria de site

A auditoria é o que garante um bom desempenho de SEO. Essa análise completa ajuda a descobrir o que tem de errado com a navegação ou com o seu conteúdo, para corrigir possíveis problemas.

Nem sempre haverá algo para ser alinhado, mas as auditorias precisam ser constantes para assegurar que não haverá nada prejudicial ao seu ranqueamento, como links quebrados, que direcionam para uma página 404 e frustram os visitantes. Para isso, use ferramentas como o SE Ranking, para obter dados estratégicos.

Aplicar essas técnicas para otimizar o site ajudará a aumentar suas chances de ser visto por seus potenciais consumidores e ainda, ganhará credibilidade. O primeiro passo para aproveitar esses benefícios é colocando as dicas em prática!

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