Ao longo de um curso de Inbound Marketing, aprendemos muitas coisas, e a principal delas é ter um domínio somente seu, onde você tem total controle sobre ele e os seus clientes são realmente seus. Mas, por que disso?
Bom, o Facebook é muito utilizado no Brasil, praticamente todo mundo tem, até mesmo sua empresa através de uma página voltada exclusivamente para negócios, mas você sabia que ali os seus clientes não são seus?
Tudo o que está relacionado ao Facebook é totalmente do Facebook. A prova é que somente uma pequena porcentagem das pessoas consegue visualizar aquilo que você publica ali. A mídia limita o acesso das pessoas a sua página, e por que eles fazem isso?
A resposta é muito simples: eles fazem isso para você pagar e, assim, conseguir um alcance bem maior, e o valor pago é proporcional a quantidade de pessoas que verão as suas publicações.
Ou seja, se você não pagar o Facebook, seus clientes não vão ver as suas publicações, nem novos clientes saberão que você existe. E como sobreviver com isso? É aí que entra a solução de ter um blog. Você pode criá-lo no próprio domínio do seu site.
Através dele você pode produzir vários conteúdos de marketing digital que atrairão ainda mais o seu público. Se você ainda não ouviu falar das ideias do funil de vendas, explicaremos de forma rápida para te ajudar a entender melhor sobre como usar um blog. Confira!
Funil de Vendas
O funil de vendas consiste em várias ideias para conseguir atrair a atenção do seu público. Assim você pode investir em artigos de topo de funil, de meio e de fundo. E onde entram os artigos? Em todos eles. Os artigos são as melhores opções para conquistar possíveis novos clientes.
Se você trabalha, por exemplo, como personal trainer, e cria um site ou mesmo um blog, você pode escrever artigos com o seguinte título “Como substituir o pão no café da manhã?”. Ou se você é design de interiores, você poderia escrever algo como “Ideias de decoração para apartamentos pequenos”.
Todas estas ideias são bem simples e atraem os seus clientes, que ao ler saberão ainda mais sobre você e sobre os serviços que você pode oferecer a eles. E assim com a produção de artigos, você tem um destaque melhor pelo Google do que pelo Facebook.
Agora você entendeu porque é importante investir em um blog dentro do seu próprio site e não viver somente usando as redes sociais. O ideal seria uma combinação dessas duas ferramentas.
Blog no nicho da educação: Uma ferramenta poderosa
O Inbound marketing se baseia como estratégia de atração, e tem como finalidade a criação e compartilhamento de conteúdo direcionado ao público-alvo, visando ganhar sua confiança e, consequentemente, estabelecer um relacionamento duradouro entre empresa e cliente final.
Atualmente, 81% dos consumidores realizam pesquisa online antes de efetuar uma compra, isso mostra que é inegável a importância de uma empresa ter um bom veículo de marketing de conteúdo para gerar acessos em sua plataforma, influenciando diretamente o seu posicionamento em sites de busca como o Google.
No setor da educação, por exemplo, as pessoas costumam encontrar nas plataformas desse nicho os blogs que abordam assuntos relacionados à instituição, buscando informações sobre as melhores opções para educar seus filhos.
Blog no nicho da saúde
Na saúde, a criação de conteúdos ajuda a ser encontrado por indivíduos desesperados sobre sinais e possíveis sintomas de doenças. Ao perceberem que podem ter alguma comorbidade, logo agendam consultas com facilidade.
No entanto, um blog nesse nicho precisa ser desenvolvido dentro das normas do Conselho Federal de Medicina. Por isso, antes de criar seus próprios textos, busque saber o que pode ou não ser escrito.
Entendeu a importância de ter um blog próprio? As redes sociais vêm e vão embora com muita facilidade, por isso, ter sua “casa” e não viver do aluguel dos espaços é muito vantajoso economicamente.
Invista em um blog com a gente. Podemos ajustar o seu site para comportar mais esse espaço e ainda, ajudar na produção de conteúdo. Fale conosco!