Neste artigo, entenderemos a diferença entre a comunicação tradicional e a digital, para você começar a investir no que faz sentido para a sua empresa hoje. Confira a seguir!
Marketing tradicional X Marketing digital
O certo é entender que não há melhor ou pior opção, mas compreender as particularidades e vantagens de cada uma para aplicar da melhor maneira, de acordo com os resultados que devem ser alcançados.
Primeiro, definiremos os dois tipos de marketing. O chamado marketing tradicional é um conceito amplo, mas que aqui conceituaremos simploriamente como as técnicas de publicidade e propaganda em canais offlines, ou seja, campanhas veiculadas em rádio, televisão, mídias impressas como cartazes, malas diretas, panfletos, outdoors entre outros.
Até a popularização da banda larga, as empresas utilizavam todo o seu investimento em trabalho de marca, em campanhas de marketing tradicional. A internet sendo facilitada e as pessoas começando a utilizá-la, principalmente com o movimento das redes sociais, é iniciado o trabalho de marketing digital.
O conceito de marketing digital
O marketing digital é um conjunto de técnicas que promovem uma marca, produto ou serviço na internet, sejam eles por meio das redes sociais, blogs, buscadores, entre outros canais online. Nesses meios, o marketing digital realiza ações de divulgação e de envolvimento para tornar conhecidos produtos e serviços e, claro, vendê-los.
Porém, o conceito mais atual de marketing digital é aliar não só os canais citados como o conteúdo próprio para cada um deles, para resultar em engajamento dos usuários e seguidores da marca ou os que procuram pelos serviços e produtos oferecidos.
Enquanto o modelo tradicional propõe uma relação de mão única, o marketing digital trabalha de maneira bilateral. Ou seja, propõe a interação e engajamento de seu possível público com ações que vão além de banners e cards com uma campanha de venda, mas a transmissão de apoio a uma causa, posicionamento de mercado, deixando transparente missão visão e valores.
Os benefícios do marketing digital
Podemos citar três pontos cruciais que beneficiam o uso do marketing digital: alcance, tempo e custo.
O alcance da internet é infinitamente superior, visto que a visibilidade de uma campanha ou post no Facebook, por exemplo, pode ser visualizado por milhares de pessoas em um único dia, sendo esses usuários de inúmeras cidades e países. E claro, tudo o que é postado é absorvido de forma instantânea.
O que nos leva ao ponto do tempo. A agilidade tanto de entrega como também de resposta ao marketing digital é outra grande vantagem. Um post, por exemplo, em um blog, ficará disponível por tempo indeterminado, podendo ser visitado durante muito tempo e, com isso, possibilitando reversões em contatos e vendas.
O mesmo se aplica aos índices de visualizações e interações que podem ser gerados e analisados em tempo real, dando maior assertividade a uma campanha, que pode ser alterada em pleno funcionamento.
Por último, o custo investido no marketing digital é bem abaixo do que as campanhas de televisão e rádio necessitam. Um valor empregado em uma campanha de anúncios em redes sociais ou em buscadores podem trazer retorno mais duradouro, além de poder ser utilizada a técnica de conteúdo para o engajamento orgânico.
De forma simplória, essas são as pequenas diferenças do marketing tradicional e digital. A escolha de um ou outro depende dos seus objetivos, mas combiná-las é sempre uma boa estratégia para alcançar mais pessoas.
Precisa de ajuda para planejar e executar o seu marketing? A nossa agência possui uma equipe especializada para te ajudar nessa caminhada árdua, trazendo resultados positivos!