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Como conquistar os primeiros clientes no Marketing Digital

Como o marketing digital é uma área muito ampla, logo o mercado percebeu que as suas ferramentas e estratégias podiam ser utilizadas em qualquer nicho. Neste ínterim, os empreendedores começaram a perceber a necessidade de se adaptarem a nova realidade e começaram a se especializar para acompanhar o mercado.

Entidades como o SEBRAE passaram a dedicar espaço ao tema e começaram a preparar materiais e cursos para atender essa nova demanda. E com o crescimento do empreendedorismo digital, novas ferramentas foram surgindo e desafios como o dinamismo e velocidade de transformação passaram a acompanhar o dia a dia dos empresários.

Por ora, empreendedores como você que já deram os primeiros passos – estou referindo à elaboração e implementação do planejamento estratégico – agora se encontram frente a um novo desafio: como conquistar os primeiros clientes.

E já que você chegou a este artigo provavelmente atraído pelo título saiba que encontrará aqui as dicas e recomendações necessárias para atrair os seus primeiros clientes. Mas, antes preciso comentar um detalhe exatamente sobre eles. Me acompanhe.

Cliente desejado X Cliente ideal

Ao contrário do que muitos pensam os clientes são diferentes entre si e o Marketing Digital tem demonstrado isso com muita clareza. O principal erro cometido, principalmente pelos novos empreendedores é achar que é preciso enlaçar todos de uma só vez para obter o resultado desejado. Ledo engano!

Para ilustrar melhor é só ler atentamente essa frase do fundador da Nova Escola de Marketing, Rafael Rez que diz que “Não é conteúdo de Marketing, é Marketing através do conteúdo.”

Em outras palavras, é preciso atrair os bons e potenciais clientes que tendem a permanecer no seu projeto por mais tempo do que perder energia e dinheiro com aqueles que nada vão gerar de valor para você.

Por onde começar?

O primeiro passo é analisar o seu negócio e o mercado com o olhar mais próximo do cliente, ou seja, compreender as necessidades e expectativas que ele possui e que são decisivas para a sua tomada de decisão.

A partir dessa análise você deve estabelecer os meios, produtos e conteúdos que sejam realmente atrativos e que, por conseguinte, despertem o desejo das pessoas. O passo seguinte é disponibilizar essas mesmas ferramentas ou, se preferir, mecanismos para que elas te encontrem e busquem por mais. E como fazer isso?

Através de Site e/ou Blog e a chamada presença digital, ou seja, coloque o seu projeto de forma firme, consistente e permanente nas principais redes sociais, ou aquelas em que o seu público-alvo mais comparece.

Fale de si (negócio), mas não obrigue a compra

Em todos os canais de comunicação o que mais se vê são propagandas. Algumas engraçadas, outras interessantes e há ainda aquelas apelativas. Se você começar igual a todo mundo ficará para trás, pois não será percebido.

Procure falar, comentar ou apresentar os seus produtos e serviços de modo natural para que as pessoas conheçam, e esqueça o fator “olha, agora você precisa me fazer o favor e comprar de mim”. Táticas como essa só afastam os bons clientes.

Cative o seu público com o melhor

Funciona da seguinte maneira: quantas vezes você esteve on e viu algum blogueiro ou empresa comentar sobre um assunto importante e até dar algumas dicas que fossem realmente úteis? É claro que alguma vez isso aconteceu contigo, mas e depois disso, o que você fez? Provavelmente começou a seguir aquela pessoa ou projeto ou mesmo cadastrou o seu email para receber dicas e informações.

Essa estratégia é válida e o melhor é que atrai uma boa parcela de clientes qualificados (ou ideais, como falei anteriormente), pois se não comprarem nada imediatamente se mostrarão dispostos a fazerem em um futuro breve.

Preze sempre pela qualidade

Preocupe-se sempre em apresentar o melhor conteúdo, produto ou serviço. Para isso, comece a observar as grandes empresas ou marcas que se destacam no mercado, e sabe por que elas lideram os seus segmentos? A resposta é a seguinte: investem no melhor de modo que o cliente fique satisfeito com a aquisição (independente do valor pago). Quer um exemplo? Observe a Apple.

Esta empresa norte-americana trabalha para estar à frente no mercado tecnológico e para isso investe na qualidade dos seus equipamentos, performance e até no design, e o que acontece? Todo mundo quer adquirir um produto da Apple.

Lembre-se que ao investir na qualidade do seu negócio a tendência natural é se destacar, e com isso um cliente satisfeito comenta com um parente ou amigo que se interessa em comprar o seu produto que acaba influenciando outro e outro. Dito de forma diferente, o marketing boca a boca é o modelo tradicional mais eficaz e que tem o poder de elevar o seu empreendimento para outro nível.

Inove, ouse e tente

Tenho mais uma pergunta para você: por que escolheu o nicho em que atua? Provavelmente a sua resposta vai girar em torno de que “viu algo a mais que poderia ser feito e pensou que é o profissional ideal para efetivar essa ação”.

Você só vai atrair clientes (e potencializar o número) quando mostrar ao mercado uma nova solução para um problema antigo. E para que isso aconteça será preciso analisar, trabalhar suas ideias, testar ferramentas, errar e consertar – e tudo deve ser realizado sem medo, ok?

Em meio às mudanças de paradigmas e o comportamento das pessoas, o marketing digital é a ferramenta que te permite aproximar e conhecer o seu público. Seja persistente e trabalhe uma coisa de cada vez. O sucesso está a sua frente!

Aproveite e compartilhe conosco, pelos comentários, os seus maiores desafios no MKT.

 

 

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