O Inbound Marketing é uma das melhores estratégias para marcas que desejam, além de vender mais, fidelizar o consumidor e fazê-lo entender que o seu serviço ou produto é a melhor opção do mercado. Além de saber o seu conceito e por que você deve investir, que tal conhecer as mais modernas ferramentas do Inbound Marketing disponíveis atualmente no mercado?
Apesar de o Inbound estar conquistando o mercado gradualmente, por ser uma ação considerada relativamente nova, as empresas que investem nele demonstram a satisfação e os excelentes resultados. Nesse artigo, além das ferramentas, ajudaremos você a entender qual o primeiro passo que a sua empresa deve dar para começar a investir.
Afinal, a teoria é importante, pois antes de aplicar ou adquirir uma ferramenta é fundamental que você saiba “onde está pisando”, porém para ter sucesso é importante que você saiba como deve usar tudo que já aprendeu.
Nos dias de hoje existem plataformas completas, intuitivas, com baixo custo e fáceis de serem aplicadas por quem já tem uma noção básica do marketing digital. Outras já necessitam de um conhecimento mais aprofundado.
Vamos conhecer algumas das melhores opções do mercado atualmente?
Para SEO
Algumas ferramentas do mercado podem facilitar para a sua equipe trabalhar da melhor forma o SEO e o marketing de conteúdo, confira algumas delas:
SEMrush
Gigante do mercado, é uma excelente plataforma para quem está iniciando com o SEO e o marketing de conteúdo, já que ela possui uma versão gratuita apesar de ter algumas limitações. Alguns dos benefícios que ela oferece inclui: visualizador de tráfego mensal, análise de concorrentes, descobrimento das palavras que estão sendo ranqueadas e verificador de backlinks.
SE Ranking
Veio para brigar com Semrush com valores bem mais interessantes, a plataforma oferece um excelente suporte para a otimização de sites e blogs, ela tem como objetivo ajudar o posicionamento das páginas no Google. Entre inúmeros benefícios e funções, a empresa que optar pelo uso da ferramenta terá auxílio e suporte para o monitoramento de palavras-chave, sugestões de palavras-chave, agrupador de palavras-chave, verificador de backlinks, verificador nas páginas, entre outros.
Avaliador de títulos
Com essa ferramenta, desenvolvida pela Rock Content, você pode avaliar o título do conteúdo para verificar se ele está com a qualidade necessária para obter um bom ranqueamento no Google.
Para a escolha de palavras-chave
A palavra-chave é muito importante para ranquear nos buscadores e ser encontrado por sua persona. Algumas opções de sites que ajudam a escolher a melhor delas, são:
Google Keyword Planner
Busca uma ferramenta que ajude você a fazer uma busca de palavras-chave de forma detalhada? Então, essa ferramenta é excelente. Ela é integrada ao Google Adwords e apresenta ao interessado as tendências das palavras buscadas. E o melhor de tudo: ela é gratuita! Basta fazer um cadastro e ter uma conta no Adwords. Uma excelente opção para quem está começando.
Keyword Tool
A ferramenta proporciona ao usuário ideias de termos relacionados. Funciona como um suporte para complementar quando há uma busca no Google e apesar de não mostrar o volume de buscas na versão gratuita, a ferramenta vale a pena pelos benefícios oferecidos.
Answer The Public
A plataforma oferece um conceito um pouco diferente. Nesse caso, a ideia é perguntar aos usuários o que eles querem saber sobre um determinado assunto. Com base nos resultados do Google, a ferramenta consegue apresentar oportunidades para que o interessado possa explorar conteúdos.
Para a automação de marketing
Como o próprio nome sugere, a automação depende de programas para realizar as ações, como entrega de e-mails em massa. Dentre as ferramentas existentes, encontram-se:
RD Station
A plataforma de automação foi criada pela Resultados Digitais. Os benefícios que ela oferece são diversos, como a possibilidade de criar fluxos de e-mails, campanhas de e-mail marketing, suporte para a nutrição de leads, landing pages, entre outros.
Com a RD Station, você tem todo o suporte para conseguir ganhar cada vez mais destaque com o suporte do Inbound Marketing.
HubSpot
A ferramenta é conhecida no mundo inteiro como uma referência quando o assunto é Inbound Marketing, tanto pelos recursos que ela oferece como pelas facilidades que ela disponibiliza para os profissionais da área. Por meio dela é possível criar landing pages, gerenciar leads, acompanhar os resultados das campanhas e muito mais.
Para gerenciar tarefas e equipes
Organizar a equipe e cada tarefa que está sendo realizada por ela é essencial para haver um fluxo inteligente dos projetos que estão sendo realizados. Por isso, separamos algumas dicas de excelentes ferramentas para a sua empresa ter internamente.
Ekyte
Para o controle de tarefas, de tempo e interação com o cliente a plataforma é excelente. Com ela, é possível organizar o tempo de cada tarefa, o que torna mais fácil para administrar o tempo dos projetos, organizar a etapa de cada tarefa dentro de um projeto e enviar para o cliente aprovar pela própria plataforma. É mais indicada para o seu departamento de Marketing.
Trello
A ferramenta oferece ao cliente diversos benefícios para a criação de atividades, organização de prazos, criação de tarefas para colaboradores específicos, lembrete de tarefas e cada projeto pode ser criado de forma personalizada e organizada por etapa.
Para CRM
Caso você não saiba o que é o CRM, sigla usada para o termo “Customer Relationship Management”, o objetivo de uma ferramenta nesse caso é oferecer uma gestão 360º de vendas e atendimento em todo o processo de contato. Confira algumas plataformas:
RD Station CRM
Com a plataforma da RD Station você tem o suporte de uma ferramenta excelente. Com ela você pode controlar todo o processo comercial da equipe da sua empresa, além de demandas e clientes. Também possibilita a produção de relatórios, e-mails e importação de dados.
Pipedrive
Disponibiliza informações por meio de um funil de vendas, o que significa que é possível ao usuário visualizar de forma rápida a estratégia em questão. Pela ferramenta também é possível ter mais organização na hora de contatar o cliente e ser auxiliado com notificações sobre quais ações necessitam de maior atenção da equipe.
HubSpot CRM
É muito buscada por pequenas e médias empresas. São inúmeras funções que a plataforma oferece: é possível controlar de forma automática as interações dos clientes por e-mail, social media e outras plataformas.
Há diversas ferramentas do Inbound Marketing voltadas também para a criação de estratégias para Landing Pages, e-mail marketing e gerenciamento de redes sociais. Porém, antes de investir em ferramentas internas é importante refletir sobre: há suporte suficiente para realizar ações?
Avalie como está a sua equipe de marketing. Afinal, muitas dessas ferramentas citadas possuem um custo e necessitam de tempo para que elas sejam bem aproveitadas. Portanto, que tal antes de iniciar a implementação de ferramentas você entenda quais são as principais melhorias que a sua equipe deve ter.
Ter uma equipe de marketing interna vale a pena?
Com toda a certeza, mas, ter uma equipe qualificada, experiente e atualizada pode ter um alto custo para a empresa. Por isso muitas organizações, inclusive multinacionais, preferem investir em agências terceirizadas, já que o custo é menor e a qualidade do serviço prestado é excelente.
Assim, independente do porte da sua empresa, é essencial primeiro entender a capacidade da sua equipe e qual o melhor caminho para seguir. Optar pela contratação de agências pode ser um caminho com excelente custo-benefício, principalmente para quem está iniciando no marketing digital e/ou deseja melhorar sua visibilidade no mercado e, consequentemente, atrair mais clientes.
Fale conosco para ter o apoio necessário para planejar e usar as ferramentas do Inbound Marketing de maneira eficiente no seu negócio!