Atualmente, eles não querem ser influenciados por vários anúncios ou serem abordados por várias marcas durante todo o tempo. Agora, eles querem reconhecer as suas próprias necessidades e procurarem opções para as abordar.
O seu negócio pode estar entre essas alternativas, basta usar as táticas certas, no momento mais oportuno. Para ajudá-lo, ensinaremos quais são elas e em quais etapas você deve usá-las!
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é uma estratégia que usa ferramentas para atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante e de qualidade, em vez de interrompê-los com publicidade intrusiva.
Em outras palavras, é um método de criar relacionamentos duradouros com os consumidores, fornecendo-lhes informações valiosas que os ajudem a tomar decisões informadas sobre produtos ou serviços.
O que é funil de vendas?
Funil de vendas é uma representação visual do processo pelo qual os potenciais clientes passam até comprarem algo. É composto por diferentes etapas, como a atração, a conversão e o fechamento.
O objetivo é guiá-los por meio de cada uma dessas fases, enviando informações e orientações para ajudá-los a decidir a compra e, finalmente, convertê-los em clientes.
Qual a relação entre Inbound Marketing e funil de vendas?
A relação entre ambos os conceitos é muito próxima, pois a estratégia de Inbound Marketing é utilizada para atrair e nutrir leads em cada nível do funil de vendas. Ou seja, conduz os consumidores desde o estágio de conscientização até a conversão.
Quais estratégias de Inbound Marketing aplicar em cada etapa do funil de vendas?
Como o Inbound Marketing pode ser aplicado em todas as fases do funil de vendas, listamos as estratégias que podem ser utilizadas em cada uma delas para facilitar o seu trabalho. Confira!
Topo do funil
O topo do funil de vendas, também conhecido como TOFU (Top of Funnel), é a primeira etapa do processo de vendas no qual os potenciais clientes são atraídos e conscientizados sobre uma marca, produto ou serviço.
Aqui, o objetivo é chamar a atenção do público e criar um interesse inicial pelo que a empresa tem a oferecer. Para isso existem algumas ações assertivas, citadas a seguir.
SEO
O foco de aplicar as técnicas de SEO é aumentar a visibilidade da marca nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google, quando os usuários pesquisam por termos relacionados ao negócio.
Para isso, algumas dicas importantes envolvem:
- pesquisar palavras-chave mais relevantes para o seu público-alvo;
- otimizar as páginas com esses termos nos títulos, tags e meta descrições, além de estruturar bem o site;
- obter backlinks de outros sites relevantes para aumentar a sua autoridade.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo se concentra em atrair visitantes e educá-los sobre o problema ou oportunidade que a sua empresa pode ajudá-los a resolver ou aproveitar, respectivamente.
Faça isso por meio da criação de conteúdos informativos e de interesse geral, que não necessariamente esteja diretamente relacionado ao seu produto ou serviço, mas que seja relevante para o seu público-alvo.
Para isso, é preciso identificar as necessidades da audiência, encontrar o melhor formato para informar (artigos, infográficos, vídeos, white papers etc.) e usar as técnicas de SEO.
Redes sociais
Use as redes sociais, um dos meios de comunicação mais acessados atualmente, para criar e compartilhar conteúdo que atraia e engaje potenciais clientes.
É importante estar presente nas mídias onde os seus potenciais consumidores estão e criar conteúdo relevante e interessante para eles. Assim, você aumentará a visibilidade da marca e formará um grande volume de leads qualificados para serem nutridos e convertidos em clientes.
Anúncios
As campanhas publicitárias pagas geram interesse e despertam a curiosidade sobre a sua empresa, produto ou serviço. Algumas das principais plataformas de anúncios pagos para aplicar a tática são o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, entre outras.
Ao desenvolver uma estratégia de publicidade paga para o topo do funil, poderá atrair mais visitantes ao seu website e originar inúmeros leads para alimentação e conversão em clientes no meio e fundo do funil.
Para isso, basta definir muito bem o público-alvo, escolher as palavras-chave certas, ser atrativo e persuasivo, usar landing pages e monitorar suas ações.
Meio do funil
O meio do funil de vendas, ou MOFU (Middle of Funnel), é a segunda etapa do processo de vendas, onde os leads gerados no topo do funil são qualificados e engajados para convertê-los em clientes.
O objetivo é mantê-los engajados e motivados para seguir em frente e avançar para a próxima etapa. Para isso, existe uma solução eficaz: o e-mail marketing.
E-mail marketing
O propósito dessa tática é nutrir os leads gerados no topo do funil com conteúdo educativo e relevante, a fim de qualificá-los e prepará-los para a compra.
Com um fluxo bem definido, você pode mantê-los engajados com sua marca, construir confiança e aumentar as chances de conversão no fundo do funil.
Para isso, é preciso segmentar sua base de contatos por grupos conforme o comportamento e a atividade no site ou outras interações, para personalizar a comunicação. Além disso, ofereça conteúdos que resolvam seus problemas e dúvidas, com uma chamada de ação para levá-los a próxima fase.
Fundo do funil
O fundo do funil de vendas, ou BOFU (Bottom of Funnel), é a etapa final do processo de vendas, onde os leads qualificados, que foram nutridos e educados nas etapas anteriores, estão prontos para decidir a compra e se tornarem clientes efetivos.
Como o objetivo é converter e garantir a satisfação com a aquisição, existem algumas estratégias que funcionam, como remarketing e demonstrações das soluções.
Remarketing
O remarketing visa reengajar os leads que já demonstraram interesse em sua marca ou produto, mas ainda não realizaram a compra. É uma forma de manter sua marca em destaque na mente deles e incentivá-los a decidir.
Basicamente, consiste em exibir anúncios personalizados em diferentes plataformas, como redes sociais, sites de notícias, buscadores, entre outros, para os ex-visitantes do site.
Funciona bem porque é possível personalizar a mensagem dos anúncios para atender às necessidades e interesses específicos desse público. Assim, aumenta o ROI das campanhas de marketing e gera mais vendas.
Demonstração do produto ou serviço
Essa tática tenta convencer os leads a adquirir o produto ou serviço. Por isso, é apresentada uma demonstração detalhada dele, mostrando suas funcionalidades e benefícios, e o ajudando a entender como pode ser útil para suas necessidades.
Pode ser realizada de diversas formas, como vídeos explicativos, webinars, testes gratuitos ou demonstrações presenciais. É importante ser personalizada para responder a quaisquer dúvidas ou objeções que haja sobre a solução.
O Inbound Marketing, aliado ao funil de vendas, oferece uma visão completa do processo de compra e permite adaptar a estratégia de marketing da empresa conforme as necessidades de cada cliente.
Não sabe como aplicar cada estratégia corretamente? Fale conosco e conte com nossos conhecimentos e experiências para atrair, engajar e converter leads em clientes para sua marca!