Gestão de marca: o que é e o que a sua empresa perde por não fazê-la

Como uma marca é muito mais do que apenas um nome ou um logotipo, é essencial pensar em todos os detalhes para representá-la adequadamente aos seus consumidores e fixá-la em suas mentes.

É justamente sobre isso que abordaremos neste artigo. A seguir, você entenderá um pouco mais sobre a importância da gestão de marcas e como fazer a sua de forma estratégica.

O que é gestão de marca?

A gestão de marca se refere ao processo de construir, desenvolver e manter a identidade de um negócio ao longo do tempo por meio de elementos pensados estrategicamente.

Por isso, envolve estratégias de posicionamento e promoção conscientes, para criar uma imagem positiva e distintiva na mente dos consumidores. O foco é mostrar como os seus valores se diferenciam e sobressaem os da concorrência.

Por que é importante trabalhar a gestão de marcas?

Trabalhar a gestão de marcas ajuda a diferenciar uma empresa de outras, tornando-a fonte principal de informação e compra, capaz de se destacar. Essa visão é indispensável em um mercado tão competitivo atualmente.

Dessa forma, a marca também se torna reconhecida de forma instantânea por parte dos clientes. Ou seja, eles identificam e lembram do produto, serviço ou companhia mais facilmente, o que cria conexões e fidelidade.

Uma marca bem estabelecida tem uma base de clientes leais e uma reputação que pode ser alavancada ao introduzir novos produtos ou serviços no mercado. Assim, permite a expansão e diversificação.

E não podemos deixar de mencionar que a gestão de marcas ajuda na proteção contra crises. Afinal, os próprios clientes fiéis ajudam a mitigar os efeitos negativos de momentos ruins e aceleram a recuperação.

Como fazer a construção da sua marca?

Construir uma marca forte e bem-sucedida requer um cuidadoso planejamento e execução para juntar todos os pontos relevantes e torná-los únicos. Abaixo estão alguns aspectos essenciais a serem considerados nesse trajeto.

O desenho da marca tem que comunicar

Um dos primeiros passos é desenvolver um desenho que comunique efetivamente com o seu público-alvo. O design, incluindo o logotipo, cores, tipografia e elementos visuais, deve refletir a personalidade e os valores da sua marca.

É importante que o design seja atraente, memorável e capaz de transmitir a essência da sua empresa de forma clara e consistente. Pense na Nubank, por exemplo, a instituição financeira transparece muito bem tudo isso em seu desenho.

Toda marca precisa de identidade verbal e visual

Além do design visual, uma marca também precisa de uma identidade verbal forte. Isso inclui a escolha de um nome impactante e fácil de lembrar, bem como a criação de uma voz consistente para se comunicar com o público.

Um slogan relevante também pode ajudar a reforçar a sua mensagem. A combinação de uma identidade verbal e visual coesa contribui para a construção de uma marca sólida e reconhecível.

É preciso planejamento para ativar a marca

Uma marca não pode ser construída apenas por meio de um bom design e identidade. É necessário um planejamento estratégico para ativá-la e torná-la conhecida pelo público. 

Isso envolve o desenvolvimento de um plano de marketing abrangente, com estratégias e táticas para promoção em diferentes canais e pontos de contato, desde o ponto de venda até um site.

A publicidade, o marketing digital, as parcerias estratégicas e a participação em eventos são algumas das formas de ativação e geração de conscientização.

A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa

Uma vez a marca já estabelecida, é fundamental gerenciá-la de forma abrangente e consistente, não somente no offline como também no online: ela precisa ser uma só independente do ambiente.

A gestão da marca vai além do design e da ativação, ela abrange todos os aspectos da empresa. Isso inclui garantir que a cultura organizacional, os valores, seu tom de voz e as práticas estejam alinhados.

Os funcionários devem ser embaixadores do negócio e os processos internos devem refletir os valores e a imagem que deseja transmitir. Além disso, envolve monitorar a percepção do público, coletar feedback, realizar ajustes e proteger a integridade da empresa.

Quais serviços de gestão de marca são indispensáveis?

A gestão de marca não é uma tarefa fácil para os iniciantes. Ela envolve pensar em todos os detalhes para uni-los e formar um só objetivo. Por isso, contar com uma agência full service ajuda a ter tudo muito bem alinhado e claro.

Na hora de procurar por ajuda profissional, é importante considerar alguns serviços indispensáveis para criar a sua imagem, como:

  • Identidade Visual: envolve elementos como logotipo, cores, tipografia e estilo visual, que ajudam a representar a marca de forma única e reconhecível;
  • Criação de Site: ter um site profissional e otimizado é crucial para fornecer uma experiência consistente aos visitantes e compartilhar informações relevantes sobre a marca, produtos e serviços, mostrando sempre seus pontos fortes;
  • Redes Sociais (Pago e Orgânico): essas mídias permitem interagir com os seguidores, compartilhar conteúdo relevante e promover a marca tanto de forma orgânica, por meio de postagens regulares, quanto por meio de publicidade paga para ampliar o alcance ou impactar os interessados continuamente (remarketing);
  • Google (Ads e SEO): estar no Google ajuda na sua visibilidade e posicionamento. É possível ter sua presença por meio de anúncios (Google Ads) ou por otimizações do site (SEO) para ser encontrado de forma orgânica, nos resultados de pesquisas.

A gestão de marcas desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio. Ela vai além de simplesmente criar um logotipo ou escolher uma cor, por isso, saiba escolher muito bem os profissionais responsáveis por criar a representação da sua empresa.

A W Gestão de Marcas é uma agência full service que abrange todos os tipos de serviços ideais para posicionar a sua empresa da maneira certa. Entre em contato com a gente para conhecer nossos serviços e construir a sua marca!

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