Boa parte das compras que efetuamos são feitas através da nossa emoção, e não da nossa razão. Quando isso acontece, apenas usamos a mente para nos provar que tal ação foi necessária para o nosso bom andamento.
Quando nos utilizamos dos nossos cinco sentidos para efetuar uma compra, colocamos em prática dois processos distintos de percepção: sensação e interpretação. Neste artigo, conheceremos um pouco o seu funcionamento e ainda um bônus que contribui muito para começar a trabalhar a fixação da sua marca. Confira!
Tato
É através desse sentido que sentimos o formato, vibrações e a textura de um produto. É através dele que damos vida à algo que estamos procurando. Quando o utilizamos, obtemos uma infinidade de informações para uma tomada de decisão.
Sendo assim, devemos facilitar o acesso dos clientes aos produtos desejados. Essa ação é muito importante a ser pensada e preparada no momento de organizar os nossos PDVs, devemos deixar o cliente ter uma experiência nova a cada compra realizada.
Audição
Com ele, captamos diferentes tipos de sons, que servem de guias para as nossas atitudes. Quando estamos passando por algum lugar, é o som que ouvimos que faz a diferença naquele momento se vamos entrar ou não em uma determinada loja.
O som precisa ser agradável e estimulante a nossa necessidade, a informação através dele faz com que os clientes comprem por impulso. Por isso, pense bem como você preparou a sua empresa para aconchegá-los. Precisamos proporcionar um ambiente tranquilo e confortável, com a possibilidade de mexer com os seus mais preciosos sentimentos e sensações.
Olfato
Através dele captamos variados tipos de odores, sejam eles agradáveis ou não. Por isso, além de construir em nossa empresa um ambiente agradável e confortável, é necessário praticar com os nossos clientes o uso da chamada memória olfativa.
Por consequência dessa ação, fazemos o reforço da nossa marca ou do nosso produto. Quando utilizamos um determinado aroma, validamos o que queremos perante aos nossos clientes. Em qualquer lugar que ele sentir o aroma utilizado pela sua marca, a memória dele o remeterá a sensações e emoções criadas pela sua ação de Marketing Sensorial.
Visão
A visão permite perceber facilmente as cores, formatos e iluminação. Essas percepções influenciam rapidamente no comportamento e emoção dos consumidores. É necessário preparar o estabelecimento com móveis adequados às cores utilizadas no ambiente, proporcionando satisfação em fazer parte da sua história.
É com essa ferramenta que mostramos a nossa sinceridade e a realidade do nosso produto. Também, é fundamental não tirar os olhos do seu cliente durante sua negociação.
Paladar
Com o paladar, saboreamos os mais variados temperos. Quando oferecemos a um cliente algo para comer ou beber, mexemos também com o seu tato (percepção do formato e textura), com sua audição (direcionamento através de informações positivas), com sua memória olfativa (percepção de aromas) e com a sua visão (percepção de cores e formato).
Damos a oportunidade de gravar e participar de diversas experiências agradáveis em sua vida, ligadas a nossa marca e produto. Isso faz com que você aumente suas vendas.
Feeling empreendedor
Quando criamos um site para a sua empresa, a nossa “visão” e objetivo é fazer você chegar até o cliente direta e expressivamente, proporcionando um ambiente online agradável, confortável e de fácil navegação, gerando grandes percepções e experiências.
Para realmente efetivar uma bela negociação, não é necessário praticar todos esses sentidos, mas, devemos utilizar dos que são mais adequados a nossa empresa, principalmente, a questão do feeling empreendedor.
E você? Está com o seu site preparado para proporcionar esses sentidos ao seu cliente? Pense nisso! O marketing sensorial não está presente apenas nos pontos de vendas, mas em tudo o que o seu negócio se propõe a fazer.
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