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Tendências de SEO para 2023: como ranquear no Google ainda este ano

Aparecer na primeira página do Google gera muitas oportunidades para qualquer negócio, porém, é um desafio diário. Para chegar a essa tão almejada classificação, é necessário aprender e aplicar as tendências de SEO para 2023.

Se você não conhece nenhuma delas e ainda usa estratégias muito antigas para tentar as melhores posições no ranking do motor de busca, é hora de mudar o seu planejamento. Confira a seguir o que você deve ficar atento para otimizar o seu site com sucesso! 

Novos algoritmos 

Os algoritmos são sempre monitorados por quem faz marketing. Afinal, uma pequena mudança no que é positivo para a experiência dos usuários pode atrapalhar a sua tentativa de ranquear nos motores de busca. 

A partir do fim de 2022, já houve algumas alterações nos sistemas do Google e você precisa saber quais são elas, como: 

  • 12 de setembro de 2022 – 26 de setembro de 2022: mudanças amplas e significativas nos sistemas com atualização principal; 
  • 19 de outubro de 2022 – 21 de outubro de 2022: atualização global de spam em todos os idiomas; 
  • 5 de dezembro de 2022 – 12 de janeiro de 2023: atualização de conteúdo útil para aprimorar o classificador em todo o mundo e todos os idiomas; 
  • 14 de dezembro de 2022 – 12 de janeiro de 2023: atualização de links de spam globalmente; 
  • 21 de fevereiro de 2023 – até 2 semanas para ser concluído: atualização das avaliações do produto nos idiomas espanhol, inglês, polonês, russo, holandês, português, alemão, francês, italiano, vietnamita e indonésio. 

Utilidade do conteúdo 

Se você ainda não foca na qualidade do conteúdo, pode perder posicionamento. Apenas usar estratégias de geração de leads, sem se importar com a qualificação deles ou da experiência que promove, impacta diretamente nos resultados a longo prazo. 

O segredo está em usar palavras-chave relevantes e no que é útil para a sua persona. Sem saber e aplicar isso, a taxa de rejeição do seu site será alta e, consequentemente, o seu desempenho tende a cair.  

Aposta em vídeos 

Os conteúdos em textos nunca morrerão, afinal, são práticos para serem consumidos em qualquer local. No entanto, o formato audiovisual ganhou bastante espaço desde que o TikTok se tornou uma das redes sociais favoritas dos internautas. 

Nesse contexto, as marcas precisam considerar esse comportamento e uni-lo ao SEO, que é um pouco diferente das técnicas para artigos. Algumas dicas são: 

  • Inclua uma descrição completa e precisa do vídeo com palavras-chave relevantes e forneça informações úteis sobre o material; 
  • Use palavras-chave relevantes em todo o conteúdo, como no título do vídeo, na descrição, nas tags e no nome do arquivo; 
  • Adicione legendas ou transcrições para tornar o vídeo mais acessível e também ajudar a indexar o conteúdo pelo Google; 
  • Use miniaturas atraentes e relevantes para incentivar mais cliques e visualizações; 
  • Certifique-se de que o vídeo esteja hospedado em uma plataforma confiável e otimizada para SEO, como o YouTube, Vimeo etc. 

IA nos motores de busca 

A inteligência artificial (IA) é uma parte importante dos motores de busca modernos, incluindo o Google, Bing e outros. Ela pode ser usada pelos mecanismos para entender melhor o conteúdo do site e fornecer resultados mais relevantes para os usuários. 

Por exemplo, o Google MUM, uma das ferramentas que otimizam o processo de busca na internet, é capaz de personalizar os resultados exibidos, entregando conteúdos completos e diversificados para atrair usuários qualificados. Ou seja, os artigos originais devem ganhar cada vez mais espaço graças à análise da inteligência artificial. Por isso, foque em não repetir o que é mais publicado. 

Foco na experiência do usuário 

A experiência do usuário (UX) é uma das principais áreas de SEO para se concentrar em 2023. Aqui estão algumas tendências e práticas recomendadas para melhorar esse aspecto no seu site e blog: 

  • velocidade: use técnicas como compressão de imagens, redução do tamanho de arquivos e uso de serviços de CDN (rede de entrega de conteúdo); 
  • mobile-first: garanta a responsividade para os dispositivos móveis com uma navegação móvel de alta qualidade; 
  • design acessível: permita o acesso e a interação nas páginas, independentemente de suas capacidades. Atente-se às diretrizes de acessibilidade da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG); 
  • facilite a navegação: as páginas devem ser claras e intuitivas, com uma arquitetura de informações bem definida e hierarquia de conteúdo para os usuários encontrarem facilmente o que estão procurando; 
  • personalize: considere estratégias como recomendações de conteúdo personalizadas com base no comportamento de cada um. 

Reputação do site 

A reputação do site é um fator importante em SEO e pode afetar a sua classificação nos resultados de pesquisa. Por isso, monitorá-la garanta que permaneça positiva e conforme o que se espera. 

Ela se refere à percepção pública do site e pode ser influenciada por vários fatores, incluindo a qualidade do conteúdo, a autoridade da marca, a quantidade dos backlinks apontando para o endereço web, a presença nas redes sociais e a UX. 

Autoridade vem do cliente 

De certa forma, os depoimentos dos clientes ajudam muito no SEO, por aumentarem a confiança no seu negócio e, por consequência, a taxa de conversão, além de incentivar interações e mostrar evidências sociais do sucesso das suas soluções. Isso tudo melhora a sua relevância, principalmente porque podem incluir palavras-chave relacionadas a sua marca. 

Atualização do Google Analytics 

O mais esperado por todos neste ano é o Google Analytics 4.0. Trata-se de uma versão atualizada do Google Analytics que oferece insights mais avançados sobre o desempenho do site.  

Ele foi projetado para ajudar os usuários a entender melhor o comportamento dos visitantes em suas páginas e aplicativos, permitindo que eles tomem decisões mais informadas sobre suas estratégias de marketing digital, incluindo SEO, para otimizar melhor a sua performance

Algumas maneiras pelas quais o Google Analytics 4.0 pode ajudar nesse quesito são: 

  • Oferece novas métricas de engajamento, como “tempo médio de atenção”, que mede a quantidade de tempo que os usuários gastam na página; 
  • Rastreamento de conversões mais avançado, incluindo eventos personalizados; 
  • Análise de funil de conversão, que permite entender melhor como os usuários se movem pelo site e onde eles abandonam o funil; 
  • Identificação de palavras-chave de alto desempenho
  • Análise de audiência, que entende melhor o comportamento do público-alvo e otimiza o conteúdo para atender às necessidades deles. 

Revisão dos conteúdos 

Chamado de Content Pruning, a revisão de conteúdo é uma técnica de SEO que consiste em remover ou atualizar conteúdo obsoleto, ou de baixa qualidade do blog, visando melhorar a classificação nas SERPs.  

Sem essa atualização, há chances de afetar negativamente a experiência do usuário, a autoridade do site e a relevância para as palavras-chave. Por isso, avalie os seus artigos e se atendem aos padrões atuais de otimizações e como está o seu desempenho. Com base nisso, atualize-o ou remova-o. 

Busca visual em alta 

A busca visual permite que os usuários pesquisem informações na internet por meio de imagens ou fotografias, em vez de palavras-chave. Com a sua crescente popularidade, é importante começar a considerar essa tecnologia em sua estratégia de otimização de mecanismos de busca. 

Para tanto, aplique as seguintes dicas: 

  • Otimize imagens, incluindo a adição de tags alt e metadados de imagem. Ainda, comprima-as para carregar rapidamente; 
  • Inclua reconhecimento de imagem com elementos-chave em suas fotografias, como objetos, rostos etc, tornando-as mais relevantes para quem procura por especificidade; 
  • Adicione palavras-chave visuais, como uma marca de roupa ou um logotipo. 

Otimização para pesquisa de voz. 

Com a popularidade crescente dos assistentes virtuais, como Siri, Google Assistant e Alexa, a otimização para pesquisa de voz se tornou um aspecto importante do SEO. Em 2023, foque em estratégias como: 

  • Uso de palavras-chave de cauda longa, pois elas se assemelham mais às frases que as pessoas usam quando falam; 
  • Considere situações específicas, como enquanto as pessoas estão dirigindo ou cozinhando, e adapte seu conteúdo para atender às suas necessidades; 
  • Use perguntas e respostas que começam com palavras como “como”, “o que”, “quando”, “onde” e “por que”; 
  • Otimize sua presença local ao criar perfis precisos e atualizados no Google Meu Negócio e em outros diretórios locais. 

Ao seguir essas tendências de SEO para 2023, é possível alcançar o sucesso orgânico ainda este ano. Entretanto, é recomendável avaliar as suas táticas atuais e ver o que pode melhorar. 

Para isso, descubra se a sua empresa ainda tem uma boa estratégia de SEO

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