1. Seja objetivo, nada de enrolação ou chamariz falso
Um dos grandes problemas são aqueles e-mail que chegam com um assunto super interessante, mas, quando você abre não tem nada a ver, seja muito objetivo no assunto, não tenha medo do seu cliente não gostar daquela matéria, você está sendo autêntico e ganhando credibilidade. Algumas ferramentas permitem você fazer 2 envios com títulos diferentes, porém, relevantes ao conteúdo, o de maior visibilidade será enviado para o restante da sua base.
2. Tenha um bom mailing, não entre na enganação de comprar um
Mailing realmente é a alma do e-mkt, muitas empresas querem fazer aquelas compras milagrosas de 100.000 endereços únicos por R$ 50,00, isso não existe além de ser “picaretagem”. Trabalhe o seu mailing sem se preocupar com a quantidade, tenha qualidade, excelentes taxas de aberturas e cliques irão dar mais credibilidade para os seus servidores.
3. Tenha uma boa ferramenta
Existem várias ferramentas no mercado que darão uma série de informações para os seus envios, tais como, quem abriu, quem clicou, em quais cidades ou países foram vistos, quem se descadastrou, entre outras. Essas informações são fontes riquíssimas para você enviar suas próximas peças. Enviar do seu outlook pode ser barrado por diversos domínios e considerado spam.
4. Uma boa arte trará melhor retorno
Você desenvolver uma arte com mais ou menos 50% de imagem e 50% de texto é a melhor opção, não caia na enganação de ter aquelas imagens lindas e não haver texto na sua peça, isso pode cair direto na caixa de spam, se precisar de ajuda com o design do cabeçalho do e-mail, o Canva tem ótimas opções gratuitas.
5. Link para descadastramento (opt-out)
Talvez essa seja a dica mais importante de todas, não tenha medo do seu cliente sair do seu mailing, isso também te dará uma ótima fonte de informação, se sua base é pequena entre em contato com ele (por telefone é claro), você pode perguntar a ele o motivo, além de descobrir motivos não apenas relacionados a internet, você pode descobrir, por exemplo, que ele saiu por achar seus preços muito altos. Dê atenção.
6. Seja ético e coerente
Envie e-mail para pessoas que autorizaram, que se cadastraram no seu site, que você conversou e já perguntou se a pessoa quer receber, enviar e-mails para quem não pediu e pior, para quem já se descadastrou é horrível, denigre a imagem da sua empresa e você pode ser classificado como spam.
7. Sempre com o bom e simples html
Não utilize de css, plugins, java ou outras tecnologias, sempre utilize o velho html puro e coloque suas imagens em seu servidor (o mesmo do seu domínio) e apenas aponte com os links para elas.
8. Engajamento
Esse é um novo termo que surge com o e-mail marketing e talvez será um dos principais fatores de desempenho. Engajar sua campanha quer dizer ter um contato com o seu cliente de forma relevante, isso envolve sua peça, título, controle do seu mailing, periodicidade.
9. Periodicidade
Esse fator dependerá de cada mercado, algumas mandam semanalmente ou 2 a 3 vezes por semana (lojas de varejo), empresas costumam enviar quinzenalmente ou mensalmente, o importante é manter a periodicidade, uma vez definido mantenha e monitore, pois, você conseguirá verificar se está indo bem ou mal a suas campanhas.
10. Conteúdo
Receber dezenas de e-mails com promoção, promoção e promoção, nem sempre é agradável, mescle informações, envie conteúdos que ajudarão o seu cliente, dicas, informações do mercado, entre outras informações. Alguns estudos dizem que você deve usar a conta 10 para 1, cada 10 mensagens apenas 1 de promoção ou divulgação direta da sua empresa, tenha cautela e ache o seu número ideal.
11. Qual o melhor dia e horário para envio?
Essa realmente é uma pergunta feita por muitos, em nossa opinião não existe um dia “x” e sim uma boa métrica de análise, cada mercado reage de uma forma, logo, não se preocupe com exatidão do dia, a cada envio faça uma análise de qual o horário com maior pico, qual dia teve mais retorno, entre outras informações.